Olá meus bigodudos e bigodudas queridas, hoje o post é sobre como organizar sua viagem de esqui, e para um lugar cheio de sol (literalmente) nos Alpes Franceses.
Então, se você está planejando uma viagem de esqui inesquecível para lá, considere Alpe d’Huez! Por que?
Além de tudo que falarei nesse post, adianto que é um destino que é conhecido como a “Ilha do Sol”, já que essa estação encanta com seus 300 dias de sol por ano, paisagens de tirar o fôlego e uma variedade impressionante de atividades para todos os perfis de viajantes, inclusive não esquiadores!
Neste artigo, você vai descobrir o que fazer em Alpe d’Huez e como organizar a sua ski trip dos sonhos!
Por que escolher Alpe d’Huez?
Alpe d’Huez é uma das maiores e mais completas estações de esqui da França, com 250 km de pistas para todos os níveis, desde iniciantes até experts em busca de adrenalina. Com sua base localizada a 1.860 metros de altitude, a estação oferece neve de qualidade durante todo o inverno e uma infraestrutura que facilita a vida do visitante, seja para férias em família, casal ou grupo de amigos.
Como chegar em Alpe d’Huez
O acesso é fácil e prático. Os aeroportos mais próximos são Grenoble, Lyon e Genebra. A partir deles, é possível alugar um carro ou contratar um transfer (ou ônibus) direto para a estação. O trajeto é bem sinalizado e as estradas são preparadas para o inverno, mas vale lembrar de checar as condições e, se necessário, usar correntes de neve.
Na minha última visita, eu aluguei um carro elétrico, inclusive, e foi super tranquilo. Aliás, se você quiser saber tudo sobre essa última viagem em vídeo, inclusive com a participação de pessoas que trabalham lá, segue o vídeo lá do canal do Youtube sobre o tema:
Onde se hospedar
Alpe d’Huez conta com uma ampla oferta de hotéis (inclusive 5 estrelas, e até mesmo um Club Med!), chalés e apartamentos, muitos deles ski-in/ski-out, ou seja, com acesso direto às pistas. Para quem busca praticidade, vale investir em hospedagens próximas aos principais lifts e ao centro da vila, onde estão restaurantes, lojas e o animado après-ski.
O que fazer em Alpe d’Huez
1. Esqui e Snowboard
O grande destaque são as pistas ensolaradas e bem cuidadas. Iniciantes encontram áreas exclusivas e escolas renomadas, como a ESF (École du Ski Français), enquanto os mais experientes podem se aventurar na lendária Sarenne, a pista preta mais longa da Europa, com 16 km de extensão, inclusive podendo reservar o “First Tracks”, ou o “Sunset La Sarenne”, como explico no vídeo cujo link coloquei acima!

2. Atividades além do esqui
- Caminhadas na neve e raquetes: São 35 km de trilhas demarcadas para explorar a natureza local.

- Mountain bike na neve (Fat Bike): É possível pedalar com fat bikes em trilhas especiais, uma atividade divertida para toda a família.

- Caverna de gelo (Grotte de Glace): Uma atração única, com esculturas renovadas a cada inverno.
- Speed flying, parapente e voos panorâmicos de helicóptero: Para quem busca emoção e vistas espetaculares dos Alpes, é possível fazer passeios incríveis de helicóptero a partir de €67,00.
- Montanha-russa alpina com realidade virtual: Diversão garantida para crianças e adultos, exclusiva da estação.
- Piscina aquecida e patinação no gelo, curling, squash, mini golfe e mais: Relaxamento e diversão com vista para as montanhas, e tudo concentrado no “Palais des Sports”.
3. Après-ski e gastronomia
O après-ski em Alpe d’Huez é famoso, com bares animados como o La Folie Douce e o Moose Bar.
Para uma experiência gastronômica (e não só) inesquecível, experimente os restaurantes um jantar no La Cabane, acessível de snowcat, é uma verdadeira aventura! Você precisa reservar seu lugar no restaurante e, na hora marcada, uma máquina snowcat (as que groomam as pistas de esqui) irá te buscar e te levar até o restaurante! Super experiência, acessível até a crianças.
4. Atividades para crianças e famílias
Além das escolas de esqui, a estação oferece atrações como a Marcel’s Farm, uma pista temática cheia de diversão para os pequenos, além de todas as demais atividades que já mencionei no post.

Para mim, Alpe d´Huez é um dos resorts mais familiares que já visitei! Tem mesmo muita coisa para se fazer, mesmo sem esquiar!
Dicas para organizar sua ski trip
Se você não gosta de pesquisar muito, ou quer algo mais seguro porque ainda não domina organizar uma ski trip, deixo a dica da SNOW ONLINE, uma plataforma especializada em viagens de esqui, e já deixo aqui um link para reservar sua trip para Alpe d´Huez com desconto de Early Booking: https://www.snowonline.com/snowtrip/europa-ski-week-alpe-dhuez-2025-viagem-neve/?utm_source=INSTA&utm_medium=cpc&utm_campaign=Caf%C3%A9+com+Bigode+INSTA&utm_id=Caf%C3%A9+com+Bigode+INFLU
Contudo, se você quer fazer seu próprio caminho sem apoio, seguem algumas dicas importantes:
- Reserve com antecedência: Hospedagem e forfaits costumam esgotar rápido, especialmente na alta temporada.
- Seguro viagem: Indispensável para esportes de inverno, já que os custos de resgate podem ser elevados, em caso de acidentes (que sim, podem acontecer).
- Equipamentos: Você pode alugar tudo na estação, mas se já tiver experiência, vale trazer o seu próprio. Sugiro sempre a loja Intersport, mas a maioria das lojas terá preços semelhantes e pessoal qualificado para te ajudar a escolher o melhor equipamento para si.
- Aulas de esqui: Mesmo para quem já pratica, uma aula com instrutor local pode ajudar a aproveitar melhor as pistas e aprender dicas exclusivas. Eu sempre recomendo: uma ou duas horas de aula pode destravar muitas coisas em sua prática de esqui/snowboard e levá-lo a outro nível, acredite!
- Transporte: Se optar por alugar carro, confira se há estações de recarga para veículos elétricos e se o hotel oferece estacionamento coberto.
Conclusão
Alpe d’Huez é um destino completo, que combina sol, neve, aventura e conforto. Seja para esquiar, curtir a natureza, se divertir em família ou relaxar com boa comida e après-ski, a estação promete experiências inesquecíveis. Planeje sua viagem com antecedência, aproveite as dicas e prepare-se para viver momentos únicos na “Ilha do Sol” dos Alpes franceses!
Gostou das dicas? Tem alguma dúvida ou quer compartilhar sua experiência em Alpe d’Huez? Deixe seu comentário abaixo! E não deixe de conferir nosso vídeo especial sobre a estação no canal Café com Bigode!
Palavras-chave: Alpe d’Huez, ski trip, viagem de esqui, Alpes franceses, o que fazer, dicas, roteiro, esportes de neve, après-ski, família, crianças, aventura, planejamento, neve, inverno, França.


Deixe um comentário