O que fazer em Paris? Descubra os Melhores Pontos Turísticos, inclusive os menos famosos!

Paris, a Cidade Luz, é para muitos a primeira cidade que vem à cabeça quando se pergunta “qual seu sonho de viagem”, em especial para aqueles que ainda não tiveram a oportunidade de viajar para outros países, mas também para aqueles que viajaram muito.

A fama da atmosfera romântica da cidade, sua arquitetura icônica e rica história e cultura desperta o desejo e curiosidade de todos, e comigo não é diferente. Não a toa, já fui diversas vezes a Paris, inclusive fazendo bons amigos por lá.

Se você está planejando uma viagem à capital francesa, este guia completo te ajudará a aproveitar ao máximo sua experiência, desde os pontos turísticos mais famosos até as “pedras escondidas” conhecidas apenas pelos locais, justamente os meus amigos que mencionei acima, ou mesmo descobertas que fiz passeando pelas ruelas da cidade.

Antes de começar, eu vou deixar aqui embaixo um vídeo lá do canal, em que falo o exato OPOSTO desse post, ou seja: o que você NÃO deve fazer em Paris.

Mas agora, sem mais delongas, vamos às dicas.

Pontos turísticos imperdíveis mais famosos:

Paris é repleta de pontos turísticos super famosos, então mesmo em uma viagem de 10 dias ou mais, só em Paris, vai ser difícil conhecer todos, por isso listo abaixo alguns dos principais, dos que mais gosto, e algumas dicas:

1) TORRE EIFFEL: a famosa torre de metal é o símbolo mais emblemático da cidade luz, e talvez o ponto de maior desejo de todos que visitam a capital francesa pela primeira vez. Ela tem alguns poréns, como falo no vídeo que mencionei sobre o que não fazer em Paris, mas vale a pena sim ir ao parque em sua frente para tirar aquela tão desejada foto.

Uma dica que posso deixar é de que você verá a torre de DIVERSOS pontos da cidade, então não precisa se desesperar para sair correndo para vê-la. Ver a torre do Rio Sena, inclusive, é uma experiência bem legal!

Se for subir na torre, garanta seus ingressos antecipadamente: https://gyg.me/tYPCy2X1 ou procure seu ingresso no site oficial: https://ticket.toureiffel.paris/en

2) CATEDRAL DE NOTRE DAME: apesar da fama da torre, na minha primeira vez em Paris o ponto turístico famoso que mais me marcou foi a Catedral. Lindíssima por fora e surpreendente por dentro, a catedral reabrirá este ano, 2024, após o terrível incêndio que quase a destruiu por completo.

Para mim, um ponto imperdível, e olhe que não gosto de usar essas expressões, já que cada um tem seus próprios interesses e prioridades nas viagens.

3) ARCO DO TRIUNFO: outro belíssimo e icônico monumento francês, o Arco do Triunfo não só é lindíssimo pessoalmente, como é cheio de história e proporciona uma bela vista de Paris. Deixei alguns cuidados para chegar lá no vídeo sobre o que não fazer em Paris, como mencionei.

4) CANAL SAINT-MARTIN: menos tradicional, mas não menos encantador, é o Canal Saint Martin. Pensado em projeto idealizado por Napoleão foi inaugurado em 1825, após a sua morte, é um lugar que traz extrema paz, e proporciona excelentes passeios de barco ou mesmo à beira do canal, que atrai, inclusive, um enorme número de locais para piqueniques e afins.

5) PALÁCIO DE VERSALHES: é um outro ponto turístico clássico, e apesar de sempre cheio e relativamente caro, é um lugar que guarda muita, muita história, inclusive torna visual o porquê da ocorrência da Revolução Francesa de 1789, dada a sua opulência absurda.

Os seus jardins, tenho que admitir, me chamaram mais a atenção do que seu interior riquíssimo em detalhes, tanto por ser um jardim imenso, a perder de vista, como pelo fato de que ao olharmos, temos que lembrar que se tratou do mero capricho de uma única pessoa, o rei da França.

No canal, temos um vídeo só de lá, caso queiram ver:

6) BASÍLICA DE SACRE-COEUR: uma belíssima igreja situada no topo do famoso Bairro Artístico de Mont Martre, também é um ponto muito interessante da cidade para visitar. Infelizmente, dado o imenso número de turistas, a chegada e saída do local é sempre ponto de muita abordagem de vendedores ambulantes que chegam a incomodar, mas a basílica em si e a vista lá do alto fazem valer a pena esse passeio!

Sacre-Coeur

7) Jardin du Luxembourg: OK, este não é o mais autêntico e local dos parques e jardins de Paris, mas certamente isso não tira seu charme. Recomendo a visita, um momento de descanso nesse lindo jardim e, quem sabe, um piquenique. Um bom local para confraternizar em família ou amigos, e descansar um pouco do agito da capital francesa.

Jardin du Luxembourg

8) Promenade Plantée: é um lugar menos famoso também, e super interessante para um passeio, já que fica no elevado de uma antiga linha férrea, que foi convertido em uma espécie de parque suspenso muito agradável!

Promenade Plantée

9) Visitar o moderno bairro de La Défense: se você também tem curiosidade de conhecer o “centro financeiro” de Paris, e ver como é o mundo empresarial dessa cidade, visitar a região de La Défense é preciso!

É um dos pouquíssimos lugares de Paris em que verá arranha-céus e prédios envidraçados, hoje considerados como símbolo de modernidade, e por lá você ainda poderá subir no Grande Arco – uma espécie de Arco do Triunfo versão moderna – para ter, também de lá, uma incrível vista de Paris.

Bairro de La Défense, com o Grande Arco ao centro

10) Visitar os bairros de Marais, Batignolles, além do Quartier Latin e o Saint-German-des-Près: se você não sabe nem por onde começar a explorar a cidade você mesmo, essas regiões são algumas que certamente te encantarão!

Região de Batignolles: considerado o bairro mais hipster de Paris

Como falei anteriormente, são incontáveis os pontos turísticos de Paris, dos quais ainda posso destacar os Museus D´Orsay, Rodin e do Louvre, o Marché aux Puces de Saint-Ouen, onde você pode encontrar antiguidades, livros e outros tesouros neste mercado de pulgas ao ar livre, etc..

Se for visitar diversos museus, não deixem de checar o Museu Pass de Paris, que pode valer muito a pena, reduzindo bastante seus custos e filas: https://www.parismuseumpass.fr/

A famosa “Galerias Laffayete” é, na verdade e na minha opinião, um local caro até mesmo para os que gostam de compras. É uma loja de departamento como o El Corte Inglés em Madrid ou Lisboa, e tantas outras do tipo, mas é um local bonito, então se você não está em busca de pechinchas e gosta de fazer passeios de compras, pode ser uma boa visitar.

Você pode visitar ainda o Túmulo de Napoleão, no Palácio dos Inválidos, e a agradável Place de La Concorde e da Praça da Bastilha, também cheia de história.

Mas o grande charme mesmo de Paris é você descobri-la você mesmo, caminhando por suas ruas, experimentando diferentes cafés e bistrôs locais e muito mais.

É explorando as cidades que você pontes incríveis, cheias de detalhes únicos, jardins e cafés muito agradáveis, praças cheias de história e muito mais.

E não deixe de aproveitar os Free Walking Tours (Tour gratuitos a pé) disponíveis pela cidade e, caso não encontre nenhum e queira fazer um tour, deixo aqui um link para um que me recomendaram fortemente, pelos mais icônicos bairros de Paris: https://gyg.me/ZvgLIla4

Algumas dicas locais eu deixei no final do vídeo sobre “O que NÃO fazer em Paris”, caso queiram conferir.

Deixe um comentário