LYON: onde comer e o que fazer na Cidade Gastronômica da França

Lyon é a 3ª maior cidade da França, atrás de Paris e Marselha, e é a capital da região Auvergne-Rhône-Alpes, ostentando uma história rica que remonta à época romana.

Fundada em 43 a.C. como Lugdunum, a cidade serviu como capital da Gália romana e prosperou como um importante centro comercial. Ao longo dos séculos, Lyon desempenhou um papel crucial na história francesa, desde a Revolução Francesa até a Segunda Guerra Mundial, sendo que sua rica história – inclusive artística – é perceptível por suas ruas, sua arquitetura e aquilo que, hoje em dia, te faz tão conhecida: sua gastronomia.

A cidade combina uma rica história com uma vibrante cultura contemporânea, além de, como eu já disse, uma gastronomia de renome mundial.

Principais Atrativos

  • Arquitetura: Apesar de ser perceptível a mistura de estilos arquitetônicos entre seus bairros, como Croix-Rousse, Vieux-Lyon (Velha Lyon), seus poucos arranha-céus e também construções com aquela arquitetura tipicamente Francesa, como o lindo Palais de la Bourse, é possível ainda encontrar ruínas romanas e ir até a grandiosidade da Basílica de Notre-Dame de Fourvière, de visita “obrigatória”, e da qual já já falaremos.
  • Museus: Os amantes da história e da cultura da cidade podem se esbaldar nos seus mais diversos museus, como o Museu de Belas Artes e o Museu das Confluências, dentre tantos outros.
  • Gastronomia: A culinária lionesa é, para mim, seu ponto alto: considerada uma das melhores da França, uma visita nos seus restaurantes tradicionais (“bouchons”) é “obrigatória”, já que comerá muito bem a ótimos preços, em um ambiente simples e tipicamente francês, como se fosse um “boteco francês”. Além disso, Lyon tem inúmeros restaurantes de alta gama, inclusive muitos com estrelas Michelin, e também “mercados gourmet” como o Les Halles de Paul Bocuse, um excelente lugar para provar de tudo que a gastronomia lionesa oferece. Mais a seguir indicarei os meus restaurantes e bouchons preferidos!
  • Vida noturna: Se é amante da noite, Lyon também tem uma vibrante vida noturna da cidade, com bares, pubs e clubes para todos os gostos, em especial (mas não só) na região da movimentada Rue Mercière!

Antes de falar mais dos pontos turísticos e de algumas indicações, caso você prefira saber tudo sobre Lyon com belas imagens e em formato de vídeo, tem um vídeo de lá no canal, e vou deixar o link abaixo:

Caso prefira ler sobre, sigamos!

Principais Pontos Turísticos

Lyon é uma cidade excelente para explorar caminhando – apesar de ter duas grandes colinas, a Croix-Rousse e a Fourvière, que você pode subir com o metrô – até para admirar sua linda arquitetura. Mas os principais pontos turísticos são:

  • Vieux Lyon: O centro histórico da cidade, Patrimônio Mundial da UNESCO, com ruas de paralelepípedos, traboules (“passagens secretas”) e lojas charmosas, é também o lugar que concentra um grande número de Bouchon´s, e uma arquitetura mais simples, menos imponente que a “tradicional” francesa mas, ainda assim, encantadora. Fica bem abaixo da colina que guarda a próxima atração:
  • Basílica de Notre-Dame de Fourvière: Uma imponente basílica com vista panorâmica da cidade, acessível por meio do metrô/funicular (há uma estação, de nome Fourvière, que sai bem na porta da Basílica). Ela é mesmo linda e imponente, em especial na sua parte interna (que pode ser visitada gratuitamente, ao menos até o momento de publicação deste post).
  • Museu de Belas Artes: Um dos maiores museus de arte da França, com uma vasta coleção de obras de arte desde o Renascimento até os dias atuais, e é mesmo encantador.
  • Museu das Confluências: Um museu de história natural e antropologia com uma arquitetura moderna e exposições interativas.
  • Place Bellecour: A maior praça de Lyon, com estátuas equestres e um chafariz monumental, é interessante de ser visitada após a Basílica, Vieux Lyon e a caminho da próxima indicação, a:
  • Rue Mercière: uma rua repleta de bares e restaurantes de boa qualidade, além de alguns Bouchon´s, é muito interessante de ser visitada, mas não se restrinja a ela: todo o seu entorno é bonito, tem ótimas opções gastronômicas para todo gosto e bolso.
  • Les Halles de Paul Bocuse: uma espécie de Mercado Municipal, com vários bares e restaurantes, além de patisseries (doces) e fromageries (queijos) incríveis, que merece sua visita se gosta de uma boa comida e um bom vinho.
  • Parc de la Tête Dor: um parque MUITO agradável, situado numa zona mais residencial, excelente para um passeio, um picnic, enfim, uma tarde agradável.
  • Croix-Rousse: conhecido como o Bairro dos Artistas, tem lindas obras de artes pintadas nas paredes dos edifícios, que fazem crer, ao serem vistas de alguma distâncias, que são de verdade (exemplo abaixo). Além disso, conta com bares e restaurantes muito interessantes, que menciono no vídeo e no meu Google Maps, como o Barabaar.

INDICAÇÕES DE BOUCHONS:

Apesar de existirem muitos Bouchon´s na cidade, justamente por ser algo muito procurado por turistas, também há muitos que são verdadeiras “tourist traps”, ou seja, armadilhas, seja por terem comida ruim, seja por sequer servirem a comida tradicional desses lugares.

Eu fui em alguns, e deixo aqui duas indicações em Vieux Lyon: O Bouchon Fiston (também há um restaurante mais de alta gama chamado Fiston, que também é bom e fica na Rue Mercière) e o Les Pavès de Saint Jean, e dentre os pratos tradicionais (que são vários), terá em quase todos as saladas Lyonnaises, os quenelles (bolinhos de peixe) e o gratin dauphinois.

DICAS FINAIS (MAS NÃO MENOS IMPORTANTES)

Uma importante dica que serve não só a Lyon, mas para toda a França: evite chegar em qualquer lugar já falando inglês!!! Grave duas expressões básicas em francês para sempre usar (SEMPRE!):

  • BONJOUR (Bônjúr), que significa Bom dia (pode ser usado à tarde inclusive, e até a noite pra ser sincero). Alguns franceses vão te IGNORAR se você começar qualquer conversa sem falar isso antes.
  • S´IL VOUS PLAÎT (síl vú plê): Por favor.

Se você utilizar essas palavras, for atendido e DEPOIS (só depois), perguntar se falam inglês, é MUITO mais provável que você seja bem atendido do que se já chegar a falar inglês. Acreditem (e testem).

Lyon é um destino ideal para quem procura uma viagem rica em cultura, história e gastronomia. Com sua beleza singular, a cidade oferece uma experiência inesquecível para os visitantes, e é hoje, certamente, a minha cidade preferida na França!

Se se interessou por Lyon, não deixe de ver o vídeo que indiquei acima e, também, o post (e/ou o vídeo) sobre outra cidade francesa encantadora: BORDEAUX!

Post: https://cafecombigode.com/2024/02/16/bordeaux-historia-vinho-e-muito-mais/

Vídeo:

Deixe um comentário