Aurora Boreal: 10 dicas para ver esse espetáculo da natureza de forma fácil

A Aurora Boreal, também conhecida como “Luzes do Norte”, é um fenômeno incrível que atrai a atenção de muitas pessoas, causando até mesmo medo em algumas!

Apesar de lindo e impressionante, esse fenômeno pode ser explicado cientificamente: ele é causado pela colisão de partículas carregadas do sol (vento solar) com a atmosfera terrestre. As auroras boreais podem ser vistas em várias cores, incluindo verde, vermelho, azul e rosa.

Um dos melhores lugares do mundo para ver a Aurora Boreal. é a Finlândia, e eu fui lá, na Lapônia, bem ao norte desse país, conferir esse fenômeno. Fiz um vídeo sobre essa viagem que está lá no canal do Youtube, caso prefira essas dicas em formato de vídeo e com belas imagens:

Mas por que a Finlândia é um bom lugar para ver a Aurora Boreal? Bom, ela está localizada no Círculo Polar Ártico, o que significa que tem noites longas e escuras, o que é ideal para ver as luzes. Além disso, a Finlândia tem um clima frio, que é outro fator que contribui para a visibilidade da aurora boreal.

A melhor época para ver a Aurora Boreal na Finlândia é entre setembro e abril. Durante esse período, as noites são mais longas e escuras, e as condições atmosféricas são mais favoráveis para a ocorrência do fenômeno.

Porém, dentro desse período, em geral a melhor época é em fevereiro e março, já que as noites ainda estão longas, mas o céu está mais límpido, o clima mais estável e, portanto, fica mais fácil ver a Aurora.

Ah, e claro: para os friorentos, essa época do ano também está menos fria!

Para aumentar suas chances de ver a Aurora Boreal na Finlândia, siga estas dicas:

  1. Fique acordado até tarde da noite ou durante a madrugada. As auroras boreais são mais visíveis durante a noite.
  2. Vá para um lugar com céu escuro e sem poluição luminosa. A poluição luminosa pode dificultar a visualização das luzes. E mais do que isso: esperar ver a Aurora da varanda do seu hotel, no meio de uma cidade, é o mesmo do que sequer tentar ver a Aurora. As probabilidades serão bem baixas, salvo se estiver em um daqueles “iglus” envidraçados no meio das florestas finlandesas.
  1. Vista-se com roupas quentes, pois as temperaturas podem cair abaixo de zero. Eu mesmo enfrentei temperaturas de -28 graus celsius. Dá pra enfrentar, com a roupa adequada, mas sobre roupa eu falo mais no vídeo e também nesse post aqui: https://cafecombigode.com/2023/02/04/roupas-para-esquiar-como-se-vestir-para-esquiar-e-aguentar-temperaturas-negativas/
  2. Leve uma câmera com tripé para fotografar a Aurora Boreal. Além de ser preciso alguma estabilidade, você pode aproveitar DE VERDADE a Aurora, observando-a, ao invés de ficar com uma camêra na mão o tempo todo tentando capta-la. E com um tripé, ainda conseguirá fazer um belo timelapse, que fica bem bonito, marcando os movimentos da aurora.
  3. Use os aplicativos, sites de previsão da Aurora e lives do Youtube para verificar se está ocorrendo o fenômeno onde você está. No vídeo sobre esse tema deixei os links e nomes desses sites e apps, mas o melhor app que usei foi o “My Aurora Forecast“, ele dá até notificações push informando em quanto tempo você poderá ver a Aurora, no local em que você está.
  4. Nem sempre contratar um passeio caro é necessário. Verifique se não tem a possibilidade, onde você está, de ir a pé para lugares mais escuros e isolados, já que poderá economizar bastante assim. Mas se estiver em cidades grandes, como Reykjavik, na Islândia, é provável que precise contratar um tour, um “safari da Aurora” sim, o que não foi nem de longe necessário na Lapônia, mas especificamente em Levi, onde eu estava.

Aqui estão alguns lugares na Finlândia onde você pode ter uma boa chance de ver a Aurora Boreal:

  • Rovaniemi: a capital da Lapônia finlandesa é um destino popular para quem quer ver a Aurora Boreal, e muito famosa por ser o exato endereço do Papai Noel (Pai Natal), onde ficam até as cartinhas que as pessoas mandam pra ele. A cidade fica localizada a apenas 100 quilômetros do Círculo Polar Ártico.
  • Levi: é o local que fui. Uma cidade bem pequena, com várias áreas bem tranquilas e pouco iluminadas que você pode chegar a pé, com uma vila super agradável e uma excelente estação de esqui.
  • Inari: um município localizado no norte da Finlândia. Inari é conhecida por suas belezas naturais, incluindo florestas, lagos e montanhas.
  • Kakslauttanen: um resort localizado na Lapônia finlandesa. O resort é conhecido por seus iglus de vidro, que oferecem uma vista panorâmica do céu noturno.

Com um pouco de planejamento e sorte, você poderá ver esse espetáculo da natureza na Finlândia sem muita dificuldade.

É uma experiência única, mas para evitar decepções, é bom seguir essas dicas (e outras que dou no vídeo), além de reservar alguns dias em um local em que seja possível ver a Aurora. Não adianta querer viajar para ver a Aurora e reservar 2 ou 3 dias no local, apenas, já que você vai depender muito da natureza para isso.

Viajando na época certa, seguindo essas dicas e reservando ao menos 4 noites no local, as chances de ver a Aurora serão imensas.

Por isso mesmo eu reservei essa viagem para Levi, já que passava os dias esquiando e, à noite, ia à caça da Aurora. Resultado: em 5 noites no local, tive a oportunidade de ver a Aurora por 3 noites, sem contratar nenhum passeio, simplesmente saindo de casa à pé. Recomendo!

E aí, gostaram das dicas? Então não deixem de conferir o vídeo e as belíssimas imagens desse local incrível!

E se quiser ver minha jornada de 15h de trem (com camas, chuveiro e muito mais), e mais 2h de ônibus, até chegar ao Polo Norte, vejam no vídeo abaixo:

Deixe um comentário