O que fazer e o que comer em Budva, Petrovac, a incrível Sveti Stefan, Lake Skadar e Podgorica | Montenegro

Montenegro é definitivamente um dos países mais lindos que eu já visitei. E olha que já visitei mais de 50 até aqui.

Mas melhor do que apenas ser tão lindo, Montenegro é um país que tem uma variedade de paisagens e diferentes cidades a visitar, todas muito próximas umas das outras.

De Kotor a Budva, 30 minutos da Carro. De Budva a Sveti Stefan, menos de 10 minutos. De lá pra Petrovac, 15 minutos. De Petrovac a Lake Sakadar, outros 20 minutos. E de lá pra capital, Podgorica, 25 minutos. E assim por diante…

Então, definitivamente, é um país que considero dos mais interessantes para aqueles que adoram admirar as belezas da natureza, sejam praias lindas, Fiordes impressionantes, montanhas altas e até um ambiente que lembra um pouco o Pantanal, que é o Lake Skadar.

Na Parte 1 dessa viagem, (vide o post aqui: https://cafecombigode.com/2023/10/25/o-que-fazer-em-kotor-montenegro-guia-objetivo-sobre-o-que-visitar-e-o-que-comer/ ) falei sobre Kotor, Perast e outras.

Este post é sobre a Parte 2, que inclui a cidade mais visitada de lá, que é Budva, além de Podgorica, a capital e outros lugares impressionantes. Vamos lá?

Ah, e antes, se você preferir visualizar melhor todas as belezas desse lugar, vou deixar aqui abaixo os 2 vídeos dessa viagem que estão lá no canal do Youtube.

Lá, você verá as impressionantes imagens mas, aqui, tem dicas mais objetivas sobre o que comer e o que fazer em cada uma. Bom, vamos lá!

Parte 1: Kotor e Perast
Parte 2: Budva, Sveti Stefan, e outras

Budva: O Pulsar Histórico do Adriático
Comecemos por Budva, uma cidade que respira história desde os tempos antigos, e que é uma das mais antigas cidades do Mar Adriático, possuindo mais de 2.500 anos de história.

Budva é uma cidade que certamente tem seu auge no verão: é quando todos os bares, restaurantes e beach club´s estão abertos, a cidade tem vida diurna e noturna pulsante, muito turista e muita animação.

Fui no final de outubro, e já foi possível perceber um clima mais inconstante (bons dias de sol, mas também outros bem encobertos) e alguns bares e restaurantes já a fechar, para enfrentar o inverno bem mais parado e sem tantos visitantes.

Se você, como eu, gosta de mais calmaria, é uma boa época para ir. Caso contrário, dê preferência ao verão (e lembre, será mais caro).

Dicas de lugares a comer e visitar por lá:

  • WOW Wine Bar – no térreo do Hotel WOW, e já próximo à praia, é um Wine Bar bem bonito, com uma varanda agradável e ótimas opções de comidas e bebidas (cardápio com fotos, para quem gosta). Não terá uma comida espetacular, diferenciada, e sim uma boa comida, a bons preços e ótimas opções de vinho.
  • CITY Bistro Bar: do outro lado da rua do WOW, acreditei que não seria muito bom, porque o cardápio vai de café da manhã ao jantar, com todo tipo de comida. Mas me surpreendi. Além de bem bonito, tem bons preços e tudo que comi estava mesmo muito bom! O atendimento ficou um pouco a desejar, bem mal humorado, mas o restante compensou.
  • Rakija & Wine Bar: se você quer se deliciar com bons vinhos locais no lindo ambiente da Old Town (cidade antiga) de Budva, esse é o lugar. Atendimento simpático, muitas opções de vinho e um ambiente super agradável.

Se quiser saber todos os que visitei e ter uma avaliação mais detalhada, consultem minhas avaliações no Google Maps: https://maps.app.goo.gl/v7LrhPzSaEEUxwzR7?g_st=ic

Sveti Stefan: Uma Ilha de Elegância

A ilha de Sveti Stefan, , na verdade a Ilha Stefan, já que SVETI significa Ilha, é uma obra-prima arquitetônica. É certamente um dos lugares que mais me chamou atenção em Montenegro, por sua beleza única.

Não há muito o que fazer na região, a não ser admirar suas belezas, ou ficar na praia (cuidado para não usar as mesas e cadeiras disponíveis, porque o custo é alto!). Há alguns restaurantes e café, mas eu particularmente, num lugar como esse, escolheria mais pela vista do que por qualquer outra coisa.

Com certeza, um lugar que vale sua visita, ainda que rapidamente!

Não deixem de pegar uma pequena trilhazinha ao lado direito da Ilha de Stefan, que leva ao Hotel Aman: além de muito agradável, tem vistas lindas.

Petrovac: Romance à Beira do Mar
Petrovac é outra pequena e lindíssima cidade de Montenegro, tendo como destaque seu Forte Kastio: as vistas de lá e para lá são demais.

Se você está de carro, vale muito a pena ir conhecer Petrovac, assim como se você estiver com Lake Skadar. Só deixe de ir lá se for depender de um passeio turístico, ou um taxi APENAS para ir até lá; daí, acho que não vale a pena, apesar do charme dessa pequena cidade.

Lake Skadar: Serenidade nas Águas dos Bálcãs
Esse é mais um lugar IMPRESSIONANTE de Montenegro. Lake Skadar é um paraíso natural compartilhado entre Montenegro e Albânia, e tem paisagens absolutamente impressionantes, formando um ecossistema completamente diferente do restante dos lugares de Montenegro que falei por aqui.

É o maior lago dos Bálcãs, e me lembrou muito lugares como o Pantanal. Isso mesmo, tem paisagens que lembram muito a de paisagens tropicais.

Quanto ao que fazer por lá, vai depender do seu gosto. Eu fui apenas admirar as paisagens, especialmente voando meu drone. Mas você terá fortes a visitar, passeios de barco pelo lago impressionante, enfim, haverá opções para você aproveitar tanta beleza.

Podgorica: A Capital no Coração de Montenegro
Podgorica é uma das capitais mais jovens da Europa, mas sua localização estratégica ao longo do Rio Moraca torna-a um ponto vital desde a Roma Antiga e, por isso mesmo, é a capital deste país.

Onde comer em Podgorica?

  • Restoran Per Sempre: ótimo restaurante italiano, bem localizado, bonito ambiente e atendimento educado.
  • Wine Bar Bucca: para mim, um dos melhores restaurantes que fui em Montenegro. Para os amantes de vinho então, recomendo!

RESUMO – Lugares Imperdíveis para Visitar:

  • Budva: Explore a Cidade Velha, suba até a Citadela de Santa Maria e relaxe na Praia de Mogren.
  • Petrovac: Desfrute da atmosfera tranquila na Praia de Lucice e visite as Ruínas Romanas.
  • Sveti Stefan: Caminhe pelas passarelas que conectam as casas de pedra e desfrute da vista panorâmica na praia adjacente, além de fazer a trilha (dá uns 5 a 8 minutos só) para o Hotel Aman.
  • Lake Skadar: Faça um passeio de barco pelo lago, explorando seus recantos serenos e observando a vida selvagem, ou simplesmente admire as paisagens incríveis.

Montenegro, com sua riqueza histórica, beleza natural e serenidade aquática, é um destino que cativa os corações dos viajantes. Espero que essa viagem tenha aguçado sua curiosidade e inspirado você a explorar essas jóias do Adriático e do interior montanhoso, porque é mesmo um lugar incrível.

Se inscreva aqui e lá no nosso canal do Youtube para mais aventuras e até a próxima viagem, bigodudos e bigodudas queridas!

Deixe um comentário