O que fazer em Kotor, Montenegro: Guia objetivo sobre o que visitar e o que comer.

Kotor, em Montenegro, país encaixado entre a Croácia, Albânia, Bósnia e Sérvia, e que fez parte da antiga Yugoslávia, é um destino que cativa os viajantes com sua arquitetura medieval, cenários deslumbrantes e uma rica herança cultural.

Mais do que isso, essa é talvez uma das cidades mais lindas que já visitei. Aliás, o país Montenegro, como vocês verão ao longo das próximas postagens e vídeos, é um dos mais bonitos do mundo.

O primeiro vídeo lá do canal já saiu, caso queiram ver:

A cidade de Kotor fica à beira do Mar Adriático, encravada nos Fiordes de Montenegro, e é um local imperdível para quem visita a região dos Bálcãs. Neste guia de viagem, vamos explorar, de forma simplificada e objetiva, o que fazer em Kotor, incluindo passeios de barco e nas cidades vizinhas, como Perast.

Kotor foi habitada desde a Roma Antiga, e fazia parte da província da Dalmácia (sim, daí vem o nome da raça de cachorros, Dalmatas). Com o nome de Cátaro, a cidade e a região circundante fez parte, entre 1420 e 1797, da República de Veneza, período que influenciou de forma ainda hoje visível a arquitectura da cidade. A sua estrutura urbana, típica das cidades marítimas da costa oriental do Adriático, é circundada por uma imponente cintura de muralhas, permanece bem conservada, tendo merecido ser incluída na lista do Património da Humanidade da UNESCO.

Ah, assim que o vídeo sobre Kotor estiver disponível no canal, colocarei ele logo aqui abaixo (enquanto isso, pode se inscrever lá, procurando por Café com Bigode no Youtube, e será avisado quando o vídeo sair. Valerá a pena!).

Sigamos, então, sobre como explorar Kotor:

  • Cidade Velha de Kotor: Comece sua jornada em Kotor explorando a cidade velha, que é Patrimônio Mundial da UNESCO. Recheada de ruelas estreitas, arquitetura veneziana super bem conservada, incontáveis cafés e restaurantes, além de igrejas e catedrais, é uma “cidade velha” que vale mesmo a pena. Lá, você encontrará até mesmo um MUSEU DOS GATOS, que, como o nome diz, é inteiramente dedicado aos felinos que, aliás, fazem parte da paisagem de Montenegro, tamanho o número de gatos e o cuidado de seus moradores com eles.
  • Subida às Muralhas: Uma das atrações mais emblemáticas de Kotor é a subida às muralhas. São mais de 1.300 degraus, mas a vista panorâmica sobre a baía de Kotor e a cidade compensa o esforço. Custa 8 euros, mas se você quer fazer um exercício em viagem enquanto busca ter uma vista como essa abaixo, vale muito a pena!
  • Blue Cave: Ao longo da orla de Kotor, verá diversos stands a vender passeios para a “Blue Cave”, uma belíssima caverna no mar de Kotor. Mais do que a visita à Blue Cave em si, o passeio de barco por si só já será super agradável, e passará por outros pontos, como menciono a seguir. Mas, eis uma foto da Blue Cave:

Passeios de Barco:

  • Baía de Kotor: Como dito acima, não perca a oportunidade de fazer um passeio de barco pela Baía de Kotor, para a Blue Cave ou qualquer outro. Há várias possibilidades, e mais adiante vou disponibilizar um link com todas elas. Alguns mais longos, outros mais curtos, o fato é que simplesmente ter a vista da cidade de Kotor e as montanhas que a cercam, do mar, é simplesmente impressionante!

  • Ilha de Perast: Um dos passeios mais imperdíveis é o que visita a pequena mas chamosíssima cidade de Perast, situada em uma pequena ilha na baía. Explorar essa cidade não vai levar muito tempo, mas será um ótimo lugar para almoçar com uma vista INCRÍVEL, além de alguns passeios ainda te levaram em 2 ilhas artificiais lindíssimas que ficam bem em frente à cidade. Recomendo finalizar o passeio ao por do sol: o alaranjado do por do sol batendo nessa cidade a torna ainda mais incrível!

Para os passeios acima, confira o link a seguir, que foi onde comprei o meu (Get Your Guide, sempre uso ele): https://gyg.me/OTBBpmmZ

Mas há outros passeios nos arredores de Kotor, que podem ser feitos de carro (alugado ou contratado):

  • Parque Nacional de Lovćen: Faça uma viagem de um dia ao Parque Nacional de Lovćen, que oferece vistas panorâmicas incríveis. A subida até o Monte Lovćen (que dá nome ao país) é repleta de paisagens deslumbrantes. Você pode ir até lá pela “estrada Serpentina”, que é cheia de curvas, mas com visuais INACREDITÁVEIS, inclusive com uma cafeteria que tem essa vista aí:
  • Cetinje: Visite a cidade de Cetinje, que foi a antiga capital de Montenegro, e possui museus e monumentos históricos, se esse for o seu estilo. O tempo médio gasto em Cetinje é de 3 a 4 horas.
  • Também é imperdível visitar BUDVA, SVETI STEFAN, PETROVAC e outras, mais ao sul (mas apenas a meia hora de Kotor), mas ficará para um próximo post.

Informações Úteis:

  • O melhor momento para visitar Kotor é durante a primavera e o início do outono, quando o clima é ameno e as multidões são menores. Se você é apaixonado pelo verão, as águas ficarão AINDA MAIS brilhantes, cristalinas e convidativas, terá mais agito, mas também muito mais gente, e preços mais altos. Eis um exemplo das águas próximas a Perast, no final de outubro (outono):

Outra pergunta que vocês certamente vão pesquisar: ONDE COMER EM KOTOR?

Bom, eu tiro essa dúvida sempre com LOCAIS, já que não sou fã dos restaurantes turísticos, seja onde for. Então ficam algumas dicas que eu testei e mais que aprovei:

  • PLATANUS: restaurante excelente, com varanda que tem uma vista linda, ótimo atendimento e bons preços;
  • MARENDA: para os amantes da carne, oferece deliciosas opções de Dry Aged e muitas outras coisas, com ótimo atendimento, ambiente interno super bonito e preços corretos.
  • OLD WINERY: não poderia deixar de mencionar uma dentro da Old Town. Ainda que sejam todos turísticos por lá, esse é bem interessante para os amantes do vinho e boa comida.

Se quiser saber todos os que visitei e ter uma avaliação mais detalhada, consultem minhas avaliações no Google Maps: https://maps.app.goo.gl/v7LrhPzSaEEUxwzR7?g_st=ic

Kotor é um destino que combina história, cultura e natureza de maneira única, com belezas absolutamente incríveis. Uma pequena cidade super charmosa e ótima para explorar e se deliciar em suas águas e bares, cafés e restaurantes à beira mar.

Definitivamente, não deixe de incluir Kotor em seu roteiro de viagem pelo Montenegro. E, claro, não deixe de incluir Montenegro no topo de sua lista de viagens, como verá nos próximos vídeos e posts!

Uma resposta para “O que fazer em Kotor, Montenegro: Guia objetivo sobre o que visitar e o que comer.”.

Deixe um comentário