Descubra a vibrante cidade de Berlim: uma cidade que encanta a todos!

Berlim é um destino que combina uma rica história com uma cena cultural efervescente, e eu não conheço ninguém que conheceu essa cidade e não saiu completamente encantado. Eu sou um deles, mas não o único.

Neste roteiro completo, você explorará os principais pontos turísticos de Berlim, mergulhando em sua fascinante história e desfrutando de suas diversas atrações. Prepare-se para uma viagem inesquecível!

Ah, e se preferem um roteiro em vídeo, temos um completo lá no canal:

Se prefere por escrito, vamos lá, começar pela riquíssima História de Berlim:

Berlim é uma cidade com uma história extraordinária que remonta séculos de muitas mudanças, destruição e reconstrução. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade sofreu uma devastação significativa, mas se reergueu das cinzas, transformando-se em um símbolo de resiliência que, na minha opinião, estão fortemente presentes e visíveis na cidade até hoje!

Uma das marcas mais icônicas do período pós-guerra é o Muro de Berlim. Dividindo a cidade em duas partes, o muro foi um símbolo da Guerra Fria. Hoje, você pode visitar o Memorial do Muro de Berlim e conhecer sua história impressionante. Há, na verdade, diversos trechos do muro de Berlim espalhados pela cidade, e até mesmo marcas no chão que indicam por onde ele passava. Muito interessante.

Também interessante é como a cidade visa preservar sua história a céu aberto, para que ela não se repita, sendo um dos fatos que demonstram isso as marcas de balas (dos tiroteios da II Guerra) que estão na parede de prédios até hoje, e também e praças, e que lá permanecerão. Não são praças nem prédios abandonados, e sim em pleno uso, mas as marcas ficam lá para lembrar a todos dos horrores de uma guerra, para que ela nunca mais volte a acontecer.

Outro ponto imperdível é o Museu do Holocausto, que oferece uma perspectiva profunda sobre o período sombrio do Holocausto. Localizado próximo ao Memorial do Muro de Berlim, o museu apresenta exposições emocionantes e testemunhos comoventes, honrando as vítimas e mantendo viva a memória desse trágico capítulo da história.

O Museu Topografia do Terror é outro local de extrema importância histórica, e se tornou um dos meus preferidos em Berlim. Aliás, é um dos melhores pontos para ver um trecho do muro “nu e cru”, tal como ele era.

Construído no local onde ficava o quartel-general da Gestapo, a polícia secreta nazista, o museu expõe as atrocidades cometidas durante o regime nazista. Suas exposições detalhadas e fotografias históricas oferecem uma visão única desse período sombrio, e é certo de que você sentirá o estomago embrulhar em algum momento.

A Praça Bebelplatz, além de sua beleza arquitetônica, carrega uma história intrigante. Foi nesta praça que ocorreu a famosa queima de livros pelos nazistas em 1933, simbolizando a censura e perseguição à liberdade de expressão. Ao visitar a praça, você pode contemplar o Memorial da Biblioteca Vazia, uma instalação subterrânea que representa a perda cultural causada pelo regime nazista.

O Memorial dos Judeus Mortos também é um lugar que impressiona. Criado em uma zona nobre de Berlim, homenageia aqueles que foram os mais perseguidos pelo regime de Hitler:

Mas sigamos então a um roteiro mais específico sobre o que fazer em Berlim:

Além das atrações históricas, Berlim oferece uma variedade de atividades para os turistas. Um passeio pelo Parque Tiergarten é uma ótima opção para apreciar a natureza exuberante da cidade. Aproveite para visitar o Portão de Brandemburgo, um dos marcos mais famosos de Berlim, localizado nas proximidades, que é próximo também do BUNDESTAG, ou REICHSTAG, o Parlamento Alemão, que pode ser visitado!!

E é de graça! Mas para visita-lo, é INDISPENSÁVEL fazer uma reserva prévia, como explico no vídeo. O link para fazer essa reserva é: https://visite.bundestag.de/BAPWeb/pages/createBookingRequest/viewBasicInformation.jsf?lang=en

A Ilha dos Museus é outro local imperdível, abrigando alguns dos museus mais renomados do mundo. Explore o Museu Pergamon, que abriga uma impressionante coleção de artefatos da Antiguidade, ou visite a Galeria Nacional Antiga, que possui uma vasta coleção de pinturas e esculturas, ou simplesmente faça um passeio pela região, que é linda e muito bem cuidada.

Não deixe também de visitar o moderno bairro de Kreuzberg, conhecido por sua atmosfera alternativa e vibrante. Explore suas ruas cheias de arte de rua, garrafas quebradas pelo chão, restos de bicicleta (rs) e experimente a culinária multicultural em seus restaurantes e mergulhe na vida noturna animada.

Aliás, o símbolo da vida noturna de Berlim é a mística BERGHAIN, uma casa noturna que fica nessa construção abaixo, e é cheio de lendas e histórias, que conto em detalhes no vídeo:

Mas um detalhe: não vá vestido nem achando que é uma balada como outra qualquer, porque além de longas filas, tem uma “door policy” super controlada. Ou seja, os funcionários escolhem quem vai entrar e quem não, e o importante não é ser rico nem estar arrumadinho (isso pode, inclusive, garantir que você NÃO entre). Mas falo mais sobre isso no vídeo.

Agora, vamos a algumas curiosidades sobre Berlim:

  1. Berlim é conhecida por sua cena de arte de rua vibrante, onde artistas de todo o mundo deixam sua marca em murais e grafites. O “East Side Gallery” é um exemplo disso, sendo o maior e mais preservado trecho do muro de Berlim, que foi transformado em galeria de “arte de rua”.
  2. A cidade abriga mais de 170 museus, oferecendo uma variedade impressionante de coleções artísticas e culturais.
  3. O famoso Currywurst, um prato típico da Alemanha, consiste em salsicha de porco cortada em pedaços, coberta com molho de tomate temperado com curry. Contudo, o atual prato típico de Berlim é o KEBAB, isso mesmo! Efeitos da grande imigração que torna essa cidade super cosmopolita.
  4. Berlim é conhecida por suas festas e vida noturna agitada, com clubes famosos que funcionam durante toda a noite, como a já citada Berghain, mas não só. Mas fique ligado: a música da vida noturna de Berlim é a TECHNO.

Para além disso, como prometo no vídeo do canal que mencionei aqui no início do post, vão algumas dicas de restaurantes em Berlim:

  1. BLESS: um bonito e agradável restaurante de cozinha asiática, com bons preços e excelente atendimento.
  2. Rotisserie Weingrun: agradável restaurante alemão (o melhor que visitei na cidade).
  3. BOCCA FELICE: um EXCELENTE restaurante italiano na cidade de Berlim, com ótimo atendimento e comida divina. Experimentem o Nhoque com trufas.
  4. Zur Gerichtslaube: outro restaurante alemão bom para cervejas e para petiscar. Ambiente bonito e pessoal simpático.

É isso, meus bigodudos e bigodudas queridas. Descubram a riqueza histórica e cultural de Berlim em uma viagem que certamente será repleta de emoções. Explorem os marcos emblemáticos, mergulhe na história fascinante da cidade e aproveite a energia vibrante que torna Berlim única. Seja encantado pela sua arquitetura, cativado por suas histórias e inspirado pela sua capacidade de renovação. Berlim aguarda sua visita! E eu recomendo!

Deixe um comentário