ILHA DA MADEIRA: A terra de Cristiano Ronaldo é PARADISÍACA.

A Ilha da Madeira é um paraíso situado em pleno oceano Atlântico, pertencente a Portugal. Conhecida por suas belezas naturais, a ilha é marcada por montanhas, vales e falésias. Com uma área de 741 km², a Madeira tem uma geografia acidentada e surpreendente, com paisagens que variam entre o verde exuberante da floresta Laurissilva e o azul intenso do mar. Essa combinação única de natureza e geografia torna a ilha um destino turístico incrível, atraindo visitantes de todo o mundo.

O tempo de voo entre Lisboa e a Madeira é de cerca de 1h30. A maioria dos voos chegam no Aeroporto Internacional Cristiano Ronaldo, localizado a cerca de 20 minutos de carro do centro do Funchal.

Esse é um destino incrível para quem busca paisagens naturais deslumbrantes e muita tranquilidade. Para vocês que preferem ver em vídeo, o link pra ele está no final do post. Para os que preferem ler, e têm em torno de quatro dias para conhecer a ilha, preparei-lhes um roteiro imperdível que inclui algumas das principais atrações locais.

Dia 1: Chegada e exploração do Funchal. Ao chegar na ilha, a primeira parada deve ser o Funchal, a capital da Madeira. Comece pela avenida do mar, onde você poderá ver o oceano Atlântico e o porto da cidade. Em seguida, visite o Mercado dos Lavradores, um dos mercados mais famosos da Europa, onde os locais vendem frutas, verduras e flores. Não deixe de experimentar as frutas exóticas e os frutos do mar frescos. No final do dia, desfrute do pôr do sol na Praça do Povo, não sem antes visitar o museu e a estátua do craque CR7 – Cristiano Ronaldo, que é natural desta ilha.

Ah, e não esqueça também de ir na Blandy´s, ou a Henriques e Henriques, ou ainda a HM Borges e fazer a prova do famoso e delicioso Vinho da Madeira (OBS.: pra quem não sabe, ele é um vinho licoroso, mais próximo do Vinho do Porto).

Dia 2: Pico do Arieiro: No segundo dia, comece cedo e siga para o Pico do Arieiro, o terceiro pico mais alto da Madeira, com uma altitude de 1818 metros. A vista do topo é impressionante e você poderá ver a ilha inteira. Vá de preferência antes do nascer do sol e terá ao seu dispor um dos visuais mais incríveis que já experienciei na vida.

Depois, se você gostar de uma bela trilha (bela mesma!) faça o caminho do Pico do Arieiro para o Pico Ruivo. São visuais incríveis! Mas fique atento, que o trajeto é de ida E VOLTA, e isso vai durar entre 4 e 5 horas. Lembre de levar lanches, água e protetor solar.

Mais no final do dia, veja o por do sol na Ponta do Pargo ou vá ao outro oposto da ilha, e admire a região do extremo leste, o “rabinho” da ilha, na Ponta de São Lourenço.

Se for à região da Ponta de São Lourenço, aproveite para almoçar no restaurante da Quinta do Furão, que tem uma vista espetacular, além de excelente comida. Faça reserva para garantir seu lugar na varanda, e se usar o The Fork pelo link a seguir, pode conseguir até EUR 25,00 de desconto, como eu consegui: http://tfk.io/cibftwza , usando o código 82E18B08.

Dia 3: Piscinas Naturais de Porto Moniz: No terceiro dia, siga para as piscinas naturais de Porto Moniz, um conjunto de piscinas formadas por rochas vulcânicas. A água é cristalina e muito convidativa para um mergulho, que é delicioso. Além disso, a vista do mar é incrível e vale a pena tirar muitas fotos.

Dia 4: Visite o Cabo Girão (de preferência desça no teleférico ao invés de pagar para ir ao Miradouro, que é quase sempre muito cheio) e também a Floresta do Fanal, que é super interessante com seu cenário quase sempre neblinoso, que lembra filmes de suspense.

Há muitos outros passeios a serem feitos, e que podem ser incluídos em cada um desses dias mas, como menciono no vídeo, é legal que vocês incluam seus próprios interesses sempre nos roteiros, dando aquele toque especial e pessoal.

A melhor época para visitar, em especial devido ao seu clima, é… o ano todo! rs. O clima na Madeira é subtropical, com temperaturas amenas durante todo o ano.

Mas falando sério, para a maior partes das pessoas, ávidas pelo calor e muito sol, a melhor época para visitar a ilha é entre maio e setembro, quando as temperaturas são mais altas e o clima é mais seco.

No inverno, as temperaturas podem cair, mas ainda assim é possível aproveitar a ilha. Vale lembrar que a Madeira é conhecida como a “ilha das flores”, então a primavera é uma época especialmente bonita para visitar, e foi quando eu visitei: em meados de Abril, e me pareceu uma ótima época.

Calor o suficiente para relaxar nas piscinas naturais e dar mergulhos no mar, mas um clima ameno e agradável no início da manhã e a noite, além de ter o sol sempre presente.

Se você quer ter uma ideia do quanto esse local é mesmo lindo, volto a sugerir que vejam o vídeo que fiz pro canal do Youtube (abaixo). As imagens valem a pena.

Um abraço meus bigodudos e bigodudas queridas, e até a próxima viagem.

Deixe um comentário