Dicas de SALVADOR por um local! Roteiro de 3 a 4 dias.

Olá meus bigodudos e bigodudas queridas, tudo bem?

Para aqueles que ainda não sabem, Salvador é a minha cidade natal e, entre idas e vindas de moradas em outras cidades e países, morei mais de 30 anos na capital baiana.

E como uma das coisas que eu mais gosto de fazer quando viajo é experimentar “a vida como um local” – o que é bem difícil de fazer as vezes, e exige bastante pesquisa – resolvi fazer aqui um roteiro de 3 ou 4 dias na cidade, que inclui, sim, o básico e obrigatório da cidade, mas também contém dicas com a pitada de um local da cidade, aquelas que você não vai achar com facilidade na internet!

Aliás, se você preferir essas dicas em formato de vídeo, eu tenho uma Playlist lá no meu canal do youtube com DIVERSOS vídeos sobre Salvador, falando desde bares, restaurantes, onde se hospedar, praias a visitar, botecos, o que fazer à noite e muito mais. Vou deixar aqui embaixo a playlist, a começar por um desses vídeos:

Mas se você prefere ler, vamos lá, a um roteiro objetivo:

Dia 1: Pontos turísticos mais famosos

  • Se você for matinal, comece o dia com um banho de mar na deliciosa praia do Porto da Barra! Quanto mais cedo, melhor, já que estará mais vazia e, também por isso, mais bonita e agradável.
  • Pelourinho: comece explorando o centro histórico de Salvador, um dos mais antigos do país e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Visite as igrejas, como a Igreja de São Francisco (a famosa igreja coberta de OURO por dentro) e a Catedral Basílica, e passeie pelas ruas de paralelepípedos admirando a arquitetura colonial. RECOMENDAÇÕES LOCAIS: Zanzibar (para apreciar a vista e tomar uma), Cuco Bistrô (bom restaurante, apesar de turístico) e o Maria Mata Mouro (restaurante mais local)
  • Elevador Lacerda: suba o elevador para ter uma vista panorâmica da Baía de Todos os Santos e do Mercado Modelo, um dos principais pontos de artesanato da cidade. DICAS LOCAIS: Não esqueça de tomar um sorvete na CUBANA, sorveteria logo ao lado da entrada do elevador.
  • Mercado Modelo: visite o mercado para comprar lembranças, artesanato e passear pela região do entorno, inclusive visitando o novíssimo MUSEU DA MÚSICA, logo do outro lado da rua!
  • Forte de São Marcelo: antes de retornar para Salvador, visite o Forte de São Marcelo, construído no século XVII em formato de estrela e com vista para a Baía de Todos os Santos. Você pode ir até lá em passeios que podem ser adquiridos em agências próximas ao mercado modelo, ou mesmo no Terminal Marítimo, logo atrás do Mercado Modelo.
  • Farol da Barra: termine o dia admirando o pôr do sol no Farol da Barra, um dos principais cartões-postais de Salvador, e que tem um dos por do sol mais lindos do mundo:

OBS.: Antes de passar ao dia 2, outra dica: na região do Pelourinho (e mercado modelo, etc.) você certamente será abordado por pessoas tentando colocar fitinhas do bonfim em você, dizendo que é de graça. NÃO ACEITE, não deixe ele colocar, porque depois eles irão cobrar uma “retribuição”, e podem se tornar intimidadores.

Dia 2: Saindo um pouco de Salvador

  • Praia do Forte: a aproximadamente 60km de Salvador, a Praia do Forte é uma das praias mais famosas da região, com águas cristalinas, piscinas naturais e uma vila charmosa com lojas e restaurantes. Tem um vídeo dedicado todinho a ela lá no canal, não deixem de ver.
  • Projeto Tamar: aproveite a visita à Praia do Forte para conhecer o Projeto Tamar, uma organização que se dedica à preservação de tartarugas marinhas.
  • Imbassaí: no caminho de volta para Salvador, faça uma parada em Imbassaí, uma vila rústica e encantadora com rio, praia e muita natureza.

Dia 3: Outros pontos da cidade de Salvador

  • Dique do Tororó: visite o dique para ver as esculturas dos orixás, símbolos da religiosidade e da cultura afro-brasileira. Verá o belo estádio da Fonte Nova e sua abertura voltada para o Dique. RECOMENDAÇÃO: comer uma carne do sol com pirão no restaurante A PORTEIRA, que fica bem à beira do Dique.
  • Igreja do Bonfim: uma das igrejas mais famosas de Salvador, é onde ocorre a tradicional Lavagem do Bonfim, evento que acontece anualmente em janeiro e reúne milhares de fiéis. Atenção novamente ao pessoal da fitinha do bonfim. Se quiser uma, para cumprir a tradição de coloca-la nas grades da igreja e fazer um desejo, compre-a!
  • Mercado do Rio Vermelho: visite o mercado para comprar temperos, frutas e verduras típicas da Bahia e provar as comidas de rua, como acarajé e abará. Antigamente conhecido só como CEASINHA, é um ponto em que muitos locais também visitam, com ótima comida, bares e um ambiente mais simples e descontraído.
  • Rio Vermelho: no final do dia, aproveite para caminhar pela orla do Rio Vermelho e ver o movimento dos barzinhos e restaurantes da região. Esse é o bairro mais boêmio da cidade, e você poderá provar os melhores acarajés de Salvador, já que a Dinha, a Regina e a Cira (pra mim, o melhor, mas a “matriz” fica em Itapuã) estão por lá! É lá também que fica a Vila Caramuru, point noturno repleto de bares e restaurantes, muitos com música ao vivo e muito movimento.

Dia 4: Dia Local

Nesse último dia, já tendo visto os pontos mais clássicos da cidade, é hora de você viver um pouco mais como um local. Então, vamos lá, com algumas dicas:

  • Se quiser fazer compras, vá ao Salvador Shopping, o melhor da cidade. Não é a minha, mas tenho que deixar a dica rs. Lá também tem ótimos restaurantes, como o Al Mare (na área gourmet), o Azougue (carnes) e o Farid (arábe excelente e de bom custo).
  • Visite a Barraca do Loro, na Praia do Flamengo, para tomar aquela cervejinha e um banho de mar na companhia dos soteropolitanos.
  • Almoce na Bahia Marina, seja no Soho (Japones), Laffayette (Frutos do Mar), Lotti (Italiano) ou Marcelaria Quiteria (carnes), será bem servido, mas fique atento porque não são restaurantes baratos. Se sair da praia com fome, pode também almoçar no restaurante Mistura, próximo ao Farol de Itapuã, já que essa área é bem mais próxima da barraca do Loro do que a Bahia Marina, que fica do outro lado da cidade.
  • Outra opção é aproveitar um fim de tarde no Blue Praia Bar, que fica na Praia do Buracão, no Rio Vermelho. Não terá um por do sol tão bonito, já que essa praia fica meio “de costas” para o por do sol, mas não deixa de ser agradável.

Bom, tem MUITO mais coisa interessante pra falar, mas o post ficaria longo demais. Por isso, caso tenha se interessado, volto a sugerir que vejam a playlist lá do canal, que eu consigo falar sobre tudo não só em mais detalhes, como também com imagens dos locais, que podem te ajudar a decidir O QUE FAZER EM SALVADOR !

Um abraço, e até a próxima viagem!

Deixe um comentário