Um PARAÍSO pouco visitado em Portugal: AÇORES e sua natureza exuberante.

Olá meus bigodudos e bigodudas queridas, hoje o post é sobre um dos lugares mais surpreendentes entre todos os muitos que já tive a sorte de poder visitar. E esse lugar fica em Portugal, mas é pouquíssimo conhecido no Brasil, e mesmo em Portugal, apesar de conhecido por todos, é menos visitado do que deveria!

Estou a falar dos AÇORES. Mas o que é e onde ficam os Açores?

Os Açores são um arquipélago localizado no Oceano Atlântico, composto por nove ilhas vulcânicas: Santa Maria, São Miguel, Terceira, Graciosa, São Jorge, Pico, Faial, Flores e Corvo. O arquipélago dos Açores está localizado a cerca de 1.500 km a oeste de Portugal continental e é uma das duas regiões autônomas de Portugal, juntamente com a Madeira, ela mesma, a muito mais famosa Ilha da Madeira, berço do talvez ainda mais famoso CR7 – o craque Cristiano Ronaldo.

Os Açores são conhecidos por suas paisagens deslumbrantes, praias de areia preta, vulcões, piscinas naturais, reservas naturais e tradições culturais únicas, em todas as suas ilhas. O arquipélago é, com certeza, um dos destinos mais ESPETACULARES para os que gostam de turismo de natureza, aventura e passeios repletos de paisagens de tirar o folêgo.

Sério mesmo, por onde você andar ou dirigir nos Açores, será constantemente surpreendido por paisagens incríveis. Se você quer ter uma IDEIA dessa beleza, vejam o vídeo que publiquei lá no canal: é o meu vídeo preferido do canal, e repleto de imagens incríveis:

Mas se você não pode ou não quer assistir o vídeo agora, ou quer mesmo as informações por escrito, não vou deixar vocês na mão, claro (apesar de que nenhum texto falará melhor sobre os Açores que as imagens…). Então, vamos lá!

A Ilha de São Miguel, nos Açores, é a maior das ilhas e a mais visitada, além de ser o local onde fica a atual capital dessa região autônoma de Portugal, que é a cidade de Ponta Delgada.

Eu vou falar de várias cidades aqui, mas o fato é que alugando um carro, em um dia você consegue tranquilamente dar a volta na ilha de São Miguel de Carro, parando em todas as cidades. Então, tenham em mente que 3 ou 4 dias aqui você consegue realmente conhecer a ilha toda com muita facilidade.

Confira algumas das atrações mais interessantes da ilha:

Lagoa das Sete Cidades: um dos locais mais emblemáticos dos Açores, e que é representada pela foto de capa deste post, essa lagoa oferece uma vista impressionante e um ambiente relaxante para caminhadas e piqueniques. A trilha para ter essa vista maravilhosa não pode nem ser bem chamada de trilha. É praticamente plana e não leva nem 15 minutos.

Furnas: uma área geotermal repleta de atividades naturais, como fumarolas, nascentes de água quente, piscinas termais e o famoso “cozido das Furnas”, um prato típico que é cozido em buracos no solo. Esse cozido é delicioso, mas como é feito em água geotermal, ou seja, aquecida pela atividade de vulcões, ela tem um cheiro forte de enxofre. Então, os próprios locais recomendam que você coma o famoso cozido dos Açores em outra cidade, como Ribeira Velha, antes de comer o de Furnas, que é o melhor, mas o mais intenso. Além disso, é em Furnas que fica o PARQUE TERRA NOSTRA, um parque espetacular, super lindo e extremamente bem conservado, e onde você encontrará diversas “jacuzzis naturais” de águas vulcânicas, quentinhas e que, dizem, faz muito bem para a pele.

Caldeira Velha: um parque natural onde é possível apreciar a beleza da floresta, cachoeiras e piscinas termais naturais, localizado na cidade de Ribeira Velha.

Lagoa do Fogo: um lago vulcânico cercado por uma paisagem exuberante e protegido como reserva natural.

Miradouros: a ilha tem muitos mirantes incríveis, como o Miradouro da Vista do Rei, que oferece uma vista panorâmica da Lagoa das Sete Cidades, e o Miradouro da Grota do Inferno, que oferece vistas impressionantes das paisagens da Caldeira das Furnas. Estando de carro, fica uma dica: pare em TODOS os Miradouros que passar. Os mais “simples” não vão te surpreender, mas vão te agradar ainda assim. E os demais, ah, os demais, te farão cair a boca!

Não vou nem colocar fotos, para que a curiosidade de vocês cresça e vocês coloquem esse lugar no topo da lista de viagens de vocês!

Centro histórico de Ponta Delgada: a capital da ilha é cheia de edifícios históricos e igrejas barrocas, além de ruas apertadinhas super clássicas, forradas com a também clássica pedra portuguesa. Uma cidade super charmosa. E para aqueles que gostam muito de aviões, como eu, a vista para o Aeroporto, que você pode ter da estrada que passa ao lado dele (mas no alto), é um espetáculo (há imagens no vídeo do canal).

Em resumo, com um voo barato (voei ida e volta por EUR 28,00 pela Ryanair) saindo de Lisboa (ou do Porto), que dura em torno de 2 horas, você consegue chegar literalmente num paraíso natural, que te impressionará quase que 24 horas por dia.

Como eu falei antes, não há palavras que descrevam o que são os Açores. E esse post foi SÓ SOBRE a Ilha de São Miguel! Ainda há diversas outras ilhas espetaculares para narrar aqui.

Por isso, convido vocês de novo a ver o vídeo lá no canal. Juro: neste caso, garanto que não é em busca de “views”. Eu realmente acho que quem não conhece e principalmente quem nunca ouviu falar nos Açores, precisa conhecer um pouco mais desse Paraíso!

Por hoje é isso! Um abraço, e até a próxima viagem, bigodudos e bigodudas.

Deixe um comentário