Londres: Qual o melhor aeroporto para chegar na capital inglesa? GUIA COMPLETO

Londres é servida por nada menos do que 6 (seis!) aeroportos. Entender qual o melhor para sua chegada e saída é não só ter uma viagem mais confortável, como mais rápida e muito mais barata.

Que Londres é uma das cidades mais visitadas do mundo, todos já sabem. Só em 2022, quando foi a 3ª cidade mais visitada do planeta – perdendo apenas para Bangkok e Paris – a capital inglesa recebeu quase 20 milhões de turistas estrangeiros. Isso é 5 vezes mais que o total de turistas estrangeiros que visitaram o Brasil inteiro.

Mas o que muitos não sabem é que Londres é servida por 6 aeroportos, cada um com características bem diferentes, facilidade de chegar e sair (do aeroporto ao centro) com tempos de viagem, custo e dificuldade bem distintos.

E saber essas diferenças vai te ajudar a planejar sua viagem a Londres de forma mais eficiente, reduzindo tempo em trânsito e custos. As vezes, vale a pena pagar mais até mesmo na passagem aérea, já que no final das contas, o custo de deslocamento e a rapidez dele compensará esse custo adicional da passagem.

Aliás, é muito comum procurarmos, seja em sites ou no Google Maps, o tempo de deslocamento dos aeroportos para o CENTRO da cidade. Contudo, não necessariamente essa será a melhor opção para o seu caso, já que você pode estar hospedado em diferentes bairros da cidade, por diferentes motivos.

Eu mesmo, no vídeo abaixo em que conto minha experiência de ir a Londres ver um jogo de Futebol Americano (NFL), fiquei hospedado mais próximo do estádio de Wembley, e pousei no London City Airport, que é considerado um dos mais centrais da cidade – e por isso um dos mais disputados – mas era super distante do meu destino final, e foi o que me fez decidir por fazer essa postagem aqui no blog.

Então, sem mais delongas, vamos aos prós e contras de cada um dos aeroportos da cidade:

1) Aeroporto de Heathrow

Talvez o mais famoso e principal aeroporto londrino, ele é o que opera os principais voos intercontinentais e, além disso, não recebe voos low-cost. Então se você está a chegar em Londres do Brasil, dos Estados Unidos, Oceania, Ásia etc., é muito provável que não tenha muita opção e vá pousar em Heathrow.

Mas isso significará que você estará a pousar em uma das melhores opções de aeroportos da cidade, na minha opinião, já que juntamente com o London City Airport, é o que possui ligação com o centro da cidade diretamente pelo sistema de metrô, facilitando o deslocamento e reduzindo o tempo e custo para chegada ao seu destino, caso ele seja no CENTRO da cidade, vale lembrar. Mais do que isso, ele conta com o “Heathrow Express”, mas já já falaremos dele.

Vamos então ao resumo dos PRÓS e CONTRAS de Heathrow:

PRÓS:

  • Possibilidade de chegar, de qualquer terminal do aeroporto (são 5) no centro de Londres em até 20 minutos, usando diretamente o sistema de metrô (não é necessária a troca entre trens e metrô, por exemplo – explicaremos como mais adiante);
  • Um dos mais modernos e confortáveis aeroportos da cidade;
  • Grande número de voos chegando e saindo por este aeroporto;

CONTRAS:

  • Dado o fato de ser um aeroporto enorme, pode ser confuso e demorado se deslocar dentro dele, e encontrar sua saída, o metrô etc..
  • Seu tamanho e número de voos também faz com que a imigração seja mais lenta e com filas maiores, em média.

COMO IR AO HEATHROW:

HEATHROW EXPRESS: é um trem com ligação direta entre o aeroporto e o centro da cidade. O custo varia, já que comprando com antecedência você pagará certamente valores menores, até mesmo o valor de £ 5,50, o que é “barato” para os parâmetros londrinos. Reserve o seu com antecedência no site deles: https://www.heathrowexpress.com/#/ .

Crianças até 15 anos não pagam e grupos de pessoas podem ter descontos, fique ligado nisso também. Outra vantagem do HE, para mim, é que a viagem é muito mais confortável do que no metrô.

METRO: o metrô de Londres é um mundo à parte. A primeira dica que eu dou é de que, ao contrário do metrô de boa parte do mundo, e certamente todas as cidades do Brasil, na mesma estação em que você está, no “mesmo trilho”, você verá trens passando com diferentes destinos. Fique atento ao destino que fica na frente do trem (como nos ônibus) e nas telas que indicam os próximos trens a chegar e seus destinos, para não entrar no errado.

Outra dica importante: se você está com pressa, com dificuldade de usar a máquina de compra dos bilhetes ou, simplesmente, se vai usar com frequência o sistema de metrô londrino em sua estadia, use o seu cartão de crédito ou débito “contacless” diretamente nas catracas. É MUITO mais confortável, rápido e, você obterá descontos nas passagens a depender do número de vezes que usar.

Dito isso, se seu destino final é o centro da cidade, usar o metrô ao invés do HE pode te fazer gastar quase cinco vezes mais tempo. A melhor forma de você saber o horário que o metrô vai passar, qual linha deve usar, qual direção etc., é usando o Google Maps, na minha opinião. Veja abaixo:

ÔNIBUS: é um modal de transporte que muitas vezes assusta as pessoas em cidades desconhecidas, pelo medo de tomar o ônibus errado, ou ter muito trânsito.

Mas assim como usei em Dublin e achei excelente (veja o vídeo sobre Dublin no nosso canal do Youtube), em Londres também é uma opção fácil, barata e eficiente, a depender do seu destino final (não vale a pena para o centro).

Nos tradicionais ônibus vermelhos londrinos, o tempo de viagem pode ser de até duas horas (ah, você também pode pagar aproximando seu cartão de crédito ou débito contactless). E há as empresas National Express e Terravision que fazem esse trajeto.

2) Aeroporto de Gatwick

Esse é o último aeroporto que utilizei em Londres, e um que sempre tive curiosidade de conhecer porque sempre ouvia seu nome em seriados e filmes.

Ele fica a pouco menos de 50km do centro de Londres, e o trajeto mais rápido até ele levará em torno de 30 minutos. Gatwick também é um aeroporto internacional de tamanho relevante, mas que ao contrário de Heathrow, opera voos Low Cost, majoritamente da Low Cost inglesa, a EasyJet, mas não apenas.

É o segundo maior aeroporto de Londres mas, na minha opinião, é um aeroporto de muito mais fácil compreensão do que Heathrow, ou seja, muito mais fácil de se locomover internamente.

PRÓS:

  • Variedade de voos e companhias aéreas;
  • Facilidade de locomoção;
  • Grande número de opções de transporte para o centro de Londres;
  • Preço médio dos voos inferior a Heathrow e London City, gerando melhor custo x benefício entre preço de passagem e preço de transporte.

CONTRAS:

  • Preços das Low cost mais elevados para esse aeroporto, em média;
  • A depender do seu destino final, a distância e tempo de deslocamento.

COMO IR AO GATWICK:

TREM: aqui está um bom exemplo de como usar seu cartão de crédito ou débito contactless, além de mais confortável, pode ser mais barato: comprar um ticket do trem de Gatwick para o centro (e vice-versa) pode custar até £ 20.00, ao passo que o que paguei na minha passagem usando o cartão (em outubro-2022) foi £ 8.50.

Gatwick também tem uma linha expressa, a Gatwick Express, mas eu uso a linha de trem SOUTHERN: mais barata, com trens confortáveis e que chega ao aeroporto em torno de 30 minutos (depende de onde você sairá, claro).

METRO E ONIBUS: não há como sair de Gatwick usando as linhas de metrô (apenas o trem, posteriormente fazendo uma baldeação para o metrô, se necessário) e há ônibus, mas não vejo qualquer vantagem na sua utilização de e para este aeroporto.

3) AEROPORTO LONDON CITY

Este é o “Aeroporto de Congonhas” de Londres. Fica a apenas 14km do centro de Londres, tem diversas restrições de horários, tamanho das aeronaves, ruído etc., além de ser normalmente utilizado por quem viaja à cidade a trabalho.

Também é um dos que tem as passagens aéreas mais caras, mas voeei por ele porque saindo de Dublin, foi uma das melhores opções que encontrei em termos de horário.

Dada as restrições de ruído, peso, tamanho das aeronaves, o London City terá voos feitos primordialmente pelas aeronaves brasileiras EMB-190 e 195 (Embraer) e os A220, além de outros menores.

PRÓS:

  • Aeroporto pequeno, super fácil de transitar, e já dentro da cidade de Londres;
  • Imigração, se necessária, tende a ser mais rápida;
  • Tempo e custo para chegada ao centro reduzido;

CONTRAS:

  • Como é pequeno, se você precisar passar bastante tempo no aeroporto por qualquer motivo, terá menos comodidades à sua disposição;
  • Custo das passagens em geral mais alto para esse aeroporto.

COMO IR AO LONDON CITY:

METRO: para chegar efetivamente nas linhas de metrô, você precisará antes pegar o “Light Rail” (Docklands Light Railway), que é basicamente um VLT, como chamamos no Brasil. Em geral, na maior parte dos trajetos, irá pegar esse VLT até a estação BANKS e, de lá, escolher seu trajeto dentro das linhas de metrô londrinas.

E lembre-se: usar seu cartão de crédito ou débito contactless tende a sair mais barato do que comprar os tickets na máquina, na hora do seu embarque. Além de ser muito mais prático.

E lembre-se de avaliar seu destino final antes de escolher este aeroporto por ser o “mais central”. Veja o que aconteceu comigo:

O tempo de deslocamento de Heathrow até esse meu destino final, ou de Gatwick, eram praticamente os mesmos. Não comprei a passagem para London City pela localização apenas, e sim pelo horário que queria e o custo próximo aos demais, mas é algo a ficar atento na hora de escolha do seu aeroporto. Em compensação, se eu fosse ao centro de londres, chegaria em menos de 25 minutos.

ÔNIBUS: Poderá utilizar os ônibus londrinos em suas linhas normais, contudo lembre-se de que a possibilidade de enfrentar trânsito será grande.

TAXI: Na improvável hipótese de o metrô não te deixar muito próximo ao seu destino, acredito que esse seja o único aeroporto em que seja viável utilizar os taxis, já que estando “dentro da cidade”, a depender de onde vá, o custo pode ser aceitável.

4) Aeroporto de Stansted

Se você já está na Europa, especialmente em Portugal, e pretende ir a Londres pela Ryanair, por exemplo, esse provavelmente será o aeroporto que você irá pousar. Diria que é o aeroporto “preferido” das Low Cost.

Fica a mais de 60km do centro de Londres, e sua jornada até a cidade não deve levar menos de 1 hora.

Para mim, é um aeroporto para ser utilizado quando a passagem aérea para lá está REALMENTE bem mais barata, ou se o local que você ficará em Londres tiver um tempo de deslocamento parecido, considerando Stansted e outros aeroportos.

PRÓS:

  • Custo das passagens para lá costuma ser menor que os outros principais aeroportos de Londres;

CONTRAS:

  • Distância para o centro, custo de deslocamento e tempo de viagem;
  • Instalações que considero ruins, ou ao menos longe da ideal (não é um aeroporto amigável, digamos);

COMO IR AO STANSTED:

TREM: Como nos demais mencionados, também há um serviço expresso: Stansted Express, que é certamente a melhor opção. Comprar com antecedência pode te fazer economizar até 50% do valor da passagem: https://www.stanstedexpress.com/

METRO: Não há.

ÔNIBUS: É uma opção mais barata que o trem, mas bem menos eficiente. Caso esteja realmente com o orçamento super apertado, e optar pelo ônibus, a empresa National Express será sua opção.

Se precisa economizar mas ainda assim não está com tempo sobrando, encontre a linha de metrô mais próxima e pegue o ônibus apenas até lá, ao invés de seguir até o centro da cidade com ele.

5) Aeroporto de Luton

Luton fica a Noroeste do centro de Londres, e é também um aeroporto de infraestrutura mais simples, menor e voltado para empresas Low Cost.

Ouvi muitas críticas a ele mas, quando utilizei, a área de imigração (uma das principais críticas que eu ouvia) parecia ter sido reformada e estava em bom estado e fucionando melhor.

Por falar em obras, parece que outras são previstas para o aeroporto, inclusive a construção de uma linha “direta” ao centro de Londres, como um “Luton Express”, que irá reduzir o tempo de traslado significativamente, do que hoje fica em torno de 50 minutos, para algo em torno de meia hora.

PRÓS:

  • Custo das passagens tende a ser mais baixo;
  • Está em processo de modernização;
  • Pequeno tamanho ajuda a se locomover melhor por ele

CONTRAS:

  • Distância do centro, custo e tempo de deslocamento;
  • Infraestrutura que ainda deixa a desejar;
  • Dificuldade de acessar a linha de trem.

COMO IR AO LUTON:

TREM: aqui, algo que me incomoda bastante nos transportes para aeroportos: a falta de uma ligação direta ao seu meio de transporte final. Explico. Luton não possui uma linha de trem que saia diretamente do aeroporto, tampouco um VLT ou similar, como London City ou o Aeroporto de Orly, em Paris. Você precisará pegar um ônibus (gratuito), até a estação de trem, traslado que levará entre 10 e 15 minutos, e com frequência insuficiente, na minha opinião, gerando filas.

DICA: compre seu ticket do trem ainda no aeroporto, caso contrário, terá que pagar por esse traslado.

O custo total da viagem chegará próximo às £ 20.00.

METRO: não há.

ÔNIBUS: Tendo em vista que Luton sequer tem ligação direta com “sua” linha de trem, o ônibus, na minha opinião, passa a ser a melhor opção. Usei o easyBus (a National Express também opera nele, e dizem que é uma opção melhor), pagando pouco mais de £ 5.00. A vantagem é que uma vez identificada sua rota e empresa, não há necessidade de troca de modal de transporte, tornando a viagem mais confortável.

6) Aeroporto de Southend

Pequeno e a 66km do centro de Londres, Southend é basicamente um aeroporto da Low Cost inglesa EasyJet, tendo pouca variedade de voos (e obviamente de companhias aéreas que o atendem), mas possui algumas vantagens, a seguir descritas.

PRÓS:

  • Ótima opção para quem sai de centros menores, como a cidade de Faro (Portugal), para ir a Londres sem escalas ou conexões.
  • Custo das passagens, considerando voos diretos desses centros menores, mais razoável.

CONTRAS:

  • Pouca variedade de voos;
  • Distância do centro da cidade;
  • Pequeno e de infraestrutura que não permite longas estadias por lá, caso necessário (aeroporto fecha à noite, inclusive).

COMO IR AO SOUTHEND:

TREM: acredito ser a única opção, por meio da linha Greateranglia, e que vai levar em torno de 1 hora para te levar ao centro de Londres.

OBS.: Atenção: O horário de funcionamento deste aeroporto, somado à limitação de seus modais de transporte e a dificuldade de pernoitar no entorno justificam uma atenção especial na hora de sua escolha. Fique atento aos horários dos voos x horários dos trens.

E é isso, pessoal. Como viram, e como dica final, destaco o fato de que por ser uma cidade super grande, e servida de diversos aeroportos localizados em diferentes pontos da cidade, é bem importante saber onde você vai ficar em Londres antes de escolher a passagem aérea e, consequentemente, que aeroporto você irá pousar.

As vezes, uma economia de 10, 15 euros na passagem para determinado aeroporto, ainda que isso signifique o dobro do valor da passagem, não justificará o tempo e custo de deslocamento a partir dele, quando comparado a outra opção aeroportuária.

Um grande abraço, e até a próxima viagem, bigodudos queridos!

Deixe um comentário