5 (ou mais) cidades a visitar em Portugal, para além de Lisboa e do Porto

Os brasileiros cada vez mais tem não só imigrado, como também visitado, como turistas, aquele país que o colonizou: Portugal.

E a maior parte visita as clássicas, lindas e cheias de história cidades de Lisboa e do Porto. Mas é fato que, sendo um país pequeno, há espaço para visitar muito mais do que essas 2 cidades.

Aliás, no próprio caminho entre Lisboa e o Porto, seja de carro, ônibus ou trem, há inúmeras opções de encantadoras cidades (ou regiões) para se visitar.

E é delas que, sem mais delongas, falaremos agora. E claro, se você prefere ver esse conteúdo em vídeo, segue o vídeo abaixo também:

1) A região do ALGARVE: primeiro, vamos começar sem grandes surpresas. Ainda que você tenha vindo algumas vezes a Portugal e não tenha ido lá, certamente já ouviu falar no Algarve, que é uma região no sul de Portugal, recheada de praias BELÍSSIMAS, mais de 300 dias de sol por ano, e temperaturas das mais quentes da Europa, assim como o inverno mais ameno.

E por que visitar o Algarve? Quais os pontos positivos e negativos? Bem, além das praias belíssimas, diversas cidades no Algarve são super agradáveis, com Marinas recheadas de bares e restaurantes, como em Lagos e Vilamoura, além de centros históricos bem interessantes e aconchegante e, claro, belas paisagens.

Como lado negativo, temos que o Algarve fica, digamos, meio “abandonado” no inverno, bem vazio, então se você gosta de agito, tem mesmo que ir nas proximidades do verão, ou no verão. Também não se surpreenda em ouvir mais o inglês que o português, já que a região, além de ser super turística, é dominada pelos turistas do Reino Unido.

Já fiz um breve vídeo do Algarve que você pode conferir aqui abaixo, se quiser:

2) NAZARÉ: Sim, Nazaré é uma cidade muito famosa pelas suas ondas gigantes, mas ela é mais do que isso. A Nazaré, que, digamos, fica ANTES do cliff, é uma pequena cidade super aconchegante, de praias lindas e água brilhante. Para o outro lado do cliff, onde rolam as super ondas, tem-se um região mais vazia, um mar menos brilhante e, claro, mais forte e revolto. Inclusive, pra quem gosta de surfar, há boas ondas do lado “light” de Nazaré também!

Eu no lado mais “sombrio” do cliff, onde quebram as ondas gigantes

E, claro, na parte alta da cidade, a caminho do Farol, você encontrará o centro histórico da cidade, que é super bem cuidado e charmoso, além de possuir belíssimas vistas para ambos os lados. Vale a visita!

3) ERICEIRA E PENICHE (ou Évora, Fátima e Coimbra): Essa é pra você que gosta de surf e conhece a fama de Portugal de ter boas ondas (não conhece? Pois fique sabendo!).

Peniche tem lugares muito bonitos, como a região do baleal, além de excelentes ondas e vida noturna. No mais, não é uma cidade muito grande nem cheia de atrativos, para além de suas praias.

Por do Sol no Baleal, em Peniche

Ericeira é uma cidade maior, que considero mais bonita e agradável até, com belas praias e onda, e que certamente merecem sua visita.

Se você não é do SURF, pode substituir essas por ÉVORA, FÁTIMA ou COIMBRA, mais conhecidas do grande público brasileiro.

Évora é uma bela cidade histórica, onde fica localizada a famosa vinícola Cartuxa, queridinha dos Brasileiros. Fátima é aquela parada obrigatória para os mais religiosos e Coimbra, para aqueles que gostam do agito de uma cidade universitária, também cheia de história.

4) SINTRA E ÓBIDOS: duas cidades que encantam pela sua história e suas construções. O famoso e colorido Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira são só dois pontos de Sintra que merecem ser visitados, mas há muito mais, tanto palácios e castelos, como a própria cidade em si, seus travesseiros (doce tradicional), além do Cabo da Roca e Azenhas do Mar.

Azenhas do Mar, em Sintra

Já Óbidos foi colocado em conjunto porque também tem a ver com história e castelos. É uma cidade murada, extremamente agradável, com suas ruelas, bares, restaurantes, paredes de pedra e, claro, provar também a famosa Ginja de Óbidos!

Nos meses de Julho, inclusive, acontece o Festival Medieval de Óbidos, em que muitos se vestem com roupas tradicionais da idade média, além das músicas, feiras e dos restaurantes entrarem no clima, servindo bebidas e comidas da época, em pratos e canecas que também remetem à Idade Média. É bem legal!

Óbidos, vista do alto da sua muralha, na qual você pode caminhar

Afinal, quem segue o canal também já sabe que não sou lá grande fã de calor, pra dizer o mínimo rsrs

5)  AÇORES: Quem segue o blog e, principalmente, o canal do Youtube Café com Bigode já deve ter me visto falar muito desse local, que é o meu favorito em Portugal.

Passei a vida inteira ouvindo falar da Ilha da Madeira – que sim, é linda e merece ser visitada, com certeza – mas nunca tinha ouvido falar nos Açores, até chegar em Portugal. Inclusive, eu recomendo de verdade – e não só porque eu que fiz – esse vídeo sobre os Açores, já que este é um lugar em que uma imagem vale mais que mil palavras. Imaginem, então, 20 minutos de imagens!

Pois bem. Cheguei em Portugal, ouvi falar nos Açores, a Ryanair me enviou uma promoção de 19 euros ida e volta, arrisquei e… posso dizer que é uma das melhores viagens que fiz na vida. Se você é fã de cidades enormes, grandes monumentos, baladas de luxo etc., não é lá que vai encontrar isso. Mas em compensação, terá uma natureza exuberante e de fácilimo acesso 24 horas por dia, para qualquer lugar que você olhe, além de uma imensa variedade de coisas pra fazer.

Não tenho como falar o suficiente desse lugar então minha melhor dica vai ser: separe 20 minutinhos do seu dia, e veja o video acima, e depois me diga se é ou não é um lugar que te despertou a curiosidade e vontade de visitar!

Além dessas cidades, há ainda Aveiro, bem próxima ao Porto, Braga, Guimarães, Vila Real, Peso da Régua, enfim, diversas cidades interessantes, além claro, de Cascais e Estoril, que acredito que todo mundo que visita Lisboa acaba dando um pulo lá, já que é bem perto. No meu canal, há vídeos sobre muitas dessas cidades já, inclusive AVEIRO – A VENEZA PORTUGUESA – e as que não têm, em breve terão.

E isso, sem falar também na cidade que escolhi pra morar, a minha california portuguesa, que é a Costa da Caparica. Mas essa, é claro, vai ter um post por aqui e um vídeo mais que exclusivo dela, futuramente!

Mas e aí, vocês já visitou essas cidades? Sugere alguma menos conhecida no geral, que você visitou e acha imperdível? Comenta aí e até a próxima viagem!

Deixe um comentário