Melhor forma de assistir da Formula 1 – Ingresso do F1 Experiences vale a pena?

Olá meu bigodudos queridos! Como um grande fã de Formula 1 desde os 4 anos de idade, ininterruptamente, sempre desejei ir ao Autodromo ver tudo de perto, mesmo com todo mundo dizendo que devia ser ruim, porque são carros muito rápidos!

E foi então que foi ao GP de Interlagos em 2006… e 2007, 2008, 2009, 2010! Será que achei que valia a pena?

Mas apesar de ter gostado, sempre tive vontade de me aproximar mais dos carros, e foi então que a Liberty Media adquiriu os direitos da Formula 1 e, enfim, tornou isso possível para meros mortais!

Se você preferir saber disso tudo mais em vídeo, basta ver nosso vídeo abaixo. Caso contrário, só continuar lendo:

Vídeo do nosso canal do Youtube, “Café com Bigode – Viajando por Esporte”

Mas como é possível ter acesso a tudo isso? Será que vale a pena? Quanto custa? Dá direito ao que? Qual a diferença para o valor dos tickets separados? E o GP de Baku, que é o que eu fui, é legal de acompanhar?

VAMOS COMEÇAR PELO QUE ESTÁ INCLUÍDO: para o GP de BAKU, comprei o F1 Experiences TROPHY, que incluia, em primeiro lugar, uma caminhada livre pelo PIT LANE, que gera essas imagens que vocês eventualmente viram no vídeo, e possibilita fotos como essa:

Time da Ferrari posando para foto no GP de Baku, Azerbaijão

Isso tudo acontece durante a caminhada pelo PITLANE, que é livre, você pode passar o tempo que quiser na frente da garagem do time que preferir, ver os equipamentos de telemetria que as equipes usam durante as corridas, o pessoal treinando pit stops, e sentir de perto o verdadeiro barulho que os motores e as pistolas de troca de pneus fazem! É impressionante!

Essa experiência, em si, para os fãs de F-1, acho que já fariam o ingresso valer a pena.

Mas você ainda pode ter a vista de quem fica ali no muro esperando o carro de sua equipe chegar, andar pela reta principal e… com sorte, ver os pilotos.

Vi o Alonso passando de bicicleta do meu lado (não consegui filmar), e o Checo e o Sainz correndo pelo circuito, o que está no vídeo.

A segunda coisa incluída é essa foto profissional com os trófeus de F-1 deste ano, construtores e pilotos:

Eu com os troféus 2022 de pilotos e construtores

A terceira coisa, que é uma volta completa e guiada pelo circuito, onde diversos fatores históricos e de outros temas são explicados sobre cada um dos trechos e suas curvas. É muito, muito legal. Se você tem curiosidade, recomendo que veja o vídeo, tem várias imagens da pista.

Ver tudo de pertinho torna muito mais fácil entender os desafios dos pilotos… no caso de Baku, passar pela curva que leva à parte da “Old Town” do circuito faz entendermos como ela é apertada e, mais do que isso, o que na TV não dá pra ter noção: ela é super inclinada! O caminhão que levava a gente no passeio teve que forçar bem o motor pra conseguir vencer a ladeira rsrs.

E esse é apenas o que está incluso no primeiro dia, a quinta feira!

Na sexta feira, além obviamente do ingresso com acesso ao dia inteiro de práticas, seja da F-1 ou da F-2, ainda tivemos a oportunidade de visitar o lounge do Paddock, e ver entrevistas com o piloto do Safety Car, Kevin Magnussen, além de poder entender tudo sobre o volante de F-1, e poder inclusive pegar nele. Olha essa foto, será que gostei da experiência?

E tudo isso, para minha surpresa, com bebidas (inclusive alcoolicas, como cerveja e vinho) e comida incluídos, em um ambiente super agradável e com um pessoal super simpático.

É muito interessante pro fã de F-1 entender melhor como tudo funciona, e poder ouvir direto do K MAG algumas curiosidades foi legal demais (trechos da entrevista no vídeo).

A partir daí, acabam os privilégios desse ingresso e ficamos com o mesmo dia a dia do ingresso normal, ou seja, acesso à Fan Zone, toda a programação regular de sábado e de domingo.

Comparando com os GPs do Brasil que fui entre 2006 e 2010, a estrutura para os fãs é completamente diferente! Não sei se é uma novidade da Liberty Media tb, ou se é por ser um circuito de rua, que aproveita a estrutura da cidade, mas a Fan Zone era imensa, tinha DJ, locais para você brincar de trocar o pneu, pilotar em um simulador, praças de alimentação e de descanso, o carro-modelo da F1-2022 e muito mais.

Realmente, muito mais agradável de passar o dia dessa forma do que quando fui para interlagos ficar o dia inteiro debaixo de sol, sem lugar marcado e sem nada pra fazer rs.

Agora, a parte que vocês devem estar se perguntando: “isso deve ser um absurdo de caro, não?”

O valor desse pacote foi de aproximadamente 1000 euros, ou algo em torno de R$ 5 mil reais. Digo aproxidamente porque paguei também um seguro-covid, para o caso de a corrida não ocorrer ou eu não poder ir por causa de problemas com a covid, mas que não acreedito que valha a pena mais ser pago.

Considerando os preços da F1 em São Paulo, sem nada disso, que eu paguei a mais de 10 anos atrás, me pareceu até “barato”. Claro que barato não é, mas estou considerando que o próprio ingresso em si, de um único dia, já é bem caro.

A diferença para comprar simplesmente os tickets, de sexta a domingo, é de aproximadamente 150 euros. Pra mim, compensa demais!

Mas é bom destacar: os tipos de Experiences influenciam muito no valor. O Trophy era um dos melhores, mas ainda há alguns acima dele, outros abaixo. E outra coisa que vai influenciar muito nos preços são os circuitos: circuitos como Monaco, Silverstone e outros muito tradicionais custarão mais caro. Ah, e claro, a antecedência. Eu comprei ainda em novembro ou dezembro-2021.

E além de toda essa curtição com a Formula 1, tive a oportunidade de conhecer a surpreendente e divertida cidade de BAKU, o que também está em outro vídeo do nosso canal, caso te interesse.

Pra finalizar, já deixo um convite para acompanhar aqui o blog (e também nosso canal), porque já tenho ingresso do F1 Experiences pra outro circuito: o da corrida final, em Abu Dhabi! E contarei tudo aqui pra vocês.

Um abraço, e até a próxima viagem!

Deixe um comentário