O QUE FAZER À NOITE EM SALVADOR?

Dicas da noite da capital baiana direto de um soteropolitano

Eis um vídeo que fiz pro meu canal (Café com Bigode) muito pedido por aqueles que adoraram a nossa playlist DICAS DE SOTEROPOLITANO: “O que fazer à noite em Salvador?”

Se você prefere a versão em vídeo, segue ele abaixo. Caso contrário, segue em texto também, a seguir!

Lembre de se inscrever no canal e assistir toda a Playlist DICAS DE SOTEROPOLITANO: muita dica legal sobre Salvador

Bom, eu demorei para fazer esse post e vídeo sobre a noite de salvador por dois motivos especiais

O primeiro, vocês já sabem, é que a pandemia não so impediu as noitadas, como colocou em risco a sobrevivência de vários bares, restaurantes e baladas.

E o segundo… bem… digamos que independente de pandemia, a noite de salvador e extremamente volátil. O que hoje simplesmente BOMBA, amanhã pode nem existir mais.

Você pode falar “mas todo lugar é assim”. Mas acredite, já morei em diferentes cidades do Brasil, e Salvador tem sua “noite” muito mais volátil que as demais!

Mas dito isso, vamos ao que mais interessa. Vou separar a noite de Salvador em três tipos’ LIGHT, NORMAL E HARD.

  1. LIGHT – se seu tipo de noitada e mais light, sem muito barulho, badalação, bebida e coisas do tipo, tem alguns programas bem legais que você pode fazer. Um deles e começar a noite com um por do sol no Farol da Barra, e de la escolher um restaurante próximo e mais tranquilo, como o EGEU ou o LARRI BISTRO, na ladeira da barra, ou mesmo dar um passeio na praça do campo grande, ou ir a algum evento no belo Teatro Castro Alves, que fica em frente a Praça do Campo Grande. São locais bem iluminados e relativamente seguros, em especial quando comparados a outras áreas da cidade.

Mas vamos aquela dica mais local? Que tal visitar a Rua Fonte do Boi, no Rio Vermelho? Lá você vai encontrar a Confraria das Ostras, o Solar (adoro o ambiente) e, do outro lado da rua, a sempre movimentada Companhia da Pizza e o italiano Bottino.

Quer uma cervejinha? A recém inaugurada Vila do Bem, com uma bela vista para a Baía de Todos os Santos também pode ser uma ótima opção também.

Vila do Bem
  • NORMAL – Se você já curte uma certa badalação, mas nada de muito exagerado, pode fazer até uma parte do programa LIGHT, e complementar com um chopp ou um vinho no tradicional Pereira da Barra, se for do time dos que gostam de locais um pouco mais arrumados e estilosos, ou comer um carangueijo e curtir um certo clima de paquera no Boteco do Carangueijo, Carangueijo do Farol ou ainda na varanda do restaurante Lucius, muito bem localizada e cujo chef e uma tremenda simpatia, alem de muito competente.

Saindo um pouco da barra, a Vila Caramuru no Rio Vermelho (ou sua prima, a Vila Jardim dos Namorados, na Pituba) estará sempre bem movimentada, com bares com musica ao vivo, clima de paquera e muitas opções.

Se você é do time mais raiz, botequeiro, que gosta de ambientes mais naturais a ceu aberto, sugiro a praça onde fica o acarajé da Dinha, que alem de bares com cerveja gelada, muita gente e acarajé, ainda estará na cia de Jorge Amado e Zelia Gattai, nossos eternos e queridos representantes da cultura baiana.

Se você é mais do time HIGH SOCIETY, pode iniciar sua noite no SOHO, na Bahia Marina – certamente o mais famoso point do metiê baiano – e continuar junto com a equipe HARD, que vou mencionar a seguir.

Varanda do restaurante Soho, sobre a Baía de Todos os Santos.
  • HARD – eu dizia que a balada mais resistente já vista em Salvador era o Twist Pub, um inferninho de qualidade. Mas ate ele, recentemente, mudou de nome. Entao a primeira dica vai para o publico LGBT, já que hoje, acredito que a balada mais firme e resistente de Salvador e a SAN SEBASTIAN. Particularmente, nunca fui, mas é uma balada extremamente frequentada, elogiada, e que resistiu a queda de todas as principais baladas internacionais que já passaram por salvador, como Pink Elephant, Lotus e muitas outras.

Citar uma balada específica em Salvador é bem difícil, porque elas não duram muito tempo. Bombam, etc etc. Mas se você quer animação e gente bonita na cidade, melhor procurar shows e ensaios de verão. Os que posso deixar aqui bem citados são o Ensaio da Timbalada e o Biergarten no Trapiche Barnabé.

Ficou ainda com alguma dúvida, curiosidade ou quer complementar o que falei aqui? Deixa aí nos comentários e vai no Youtube, canal Café com Bigode, ver as outras tantas dicas de Salvador, sempre com belas imagens.

Um abraço, e ate a próxima viagem!

Deixe um comentário