Parte 4. Experiências de uma viagem à Escandinávia: Os Fjordes Noruegueses.

Fiorde (do norueguês fjord) é uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas. Os fiordes situam-se principalmente nas costas da Noruega, Gronelândia, Chile e Nova Zelândia, onde são um dos elementos mais emblemáticos da paisagem desses locais, tendo origem na erosão das montanhas devido ao gelo.

E como são bonitos os tais dos Fjordes! Essa parte da viagem sempre me gerou muita expectativa, pois sempre tive vontade de ver de perto essa paisagem que une tudo que mais gosto: montanhas, mar, frio, água. E não decepcionou.

Se você quer ver imagens fantásticas e conferir as dicas em vídeo, confere nosso canal do Youtube, e vou deixar o vídeo também aqui abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=mYsuk00Cfhk

A Noruega é recortada por inúmeros Fjordes. Nós visitamos 2 deles (Aurlandsfjord e Nærøyfjord), próximos à famosa (e minúscula) cidade de Flåm, para a qual deveríamos ter ido no famoso trem “Flåmsbana”, conhecido por ser a linha de trem mais absurdamente bonita da Europa. Mas um atraso no trem que saia de Oslo para Myrdal (cidade que pegaríamos o trem pra Flåm) fez com que perdêssemos o trem, e tivéssemos que ir de ônibus (ainda assim, uma viagem muito bonita).

Flåm tem apenas 350 habitantes. Isso mesmo, 350. E ainda assim, é super bonita, agradável, aconchegante:

Uma cidadezinha encravada no pé de uma imensa montanha, espremida na outra ponta pelo mar do Fiorde. Limpa, bem conservada, totalmente voltada ao turismo, com pessoas super alegres e receptivas.

Ficamos no hotel Fretheim, fundado em meados dos anos 1800 para hospedar lordes ingleses que buscavam bons locais de pesca de salmão. O hotel é super bem conservado e agradável. O seu famoso Jantar, no estilo buffet, não nos agradou, apesar das diversas opções de comidas e sobremesas que oferece. O lado bom é que oferece bastante coisa bem local, inclusive o delicioso brown cheese norueguês, que já mencionei no post anterior.

Depois de um passeio pela cidade, visitamos a também famosa cervejaria local, a Ægir BrewPub: é uma visita obrigatória – comida e cervejas deliciosas – e sugiro fortemente o “menu degustação” das cervejas:

Depois, fomos ao Stegastein Viewpoint, local elevado, ótimo para uma bela vista dos Fjordes. Até imaginamos que seria a melhor vista que teríamos dos Fjordes, mas mesmo belíssima (veja abaixo), não foi a melhor!

Daí, partimos para um tour um pouco mais emocionante. Conhecido como o Safari dos Fjordes, é feito em um bote de borracha, que vai até bem perto das beiras dos Fjordes, em especial nos locais em que as cachoeiras de água vinda das geleiras derretidas surgem. Um belo passeio, que vai até Gudvangen, cidade que conta com réplicas das moradias vikings, e que, na volta, conta com uma parada em uma vila, onde recebemos uma bela palestra de como surgiu o “brown cheese” norueguês, como ele é feito e, claro, uma bela degustação depois:

Essa aventura exige o uso de roupas corta-vento e contra o frio, colete salva vida e óculos e, acredite, você vai querer estar com eles rsrs. Passeio muito interessante, com uma guia finlandesa, apaixonada pelos Fjordes, cuja simpatia foi contagiante.

Mas talvez tenha sido o barco que nos levou embora que gerou as paisagens mais bucólicas e representativas desse local. Não há muito o que falar, já que as imagens falam por si.

Consegui tirar essa foto para simbolizar o tchau a Flåm:

IMG_3555

E seguimos nesse barco super moderno e confortável – uma espécie de super catamarã – até, novamente, Gudvangen, onde pegaríamos um ônibus até Voss e, de lá, um trem para Bergen, tudo isso com paisagens estonteantes.

Abaixo, algumas fotos tiradas nesse catamarã:

Chegando em Gudvangen, um breve passeio pelas casas Vikings e, depois, mais uma viagem com uma das paisagens que mais nos tirou o folêgo:

IMG_3745

Daí, chegamos a Bergen e depois voltamos a Oslo, mas essa parte da viagem já falamos no post 3.

Este post, como se vê, teve mais foto do que palavras, justamente porque elas explicam muito mais do local do que qualquer texto.

O próximo será sobre a Dinamarca, e sua bela e divertida Copenhague! Até lá.

Deixe um comentário